sexta-feira, 13 de dezembro de 2024

Trilho dos Três Rios - Albergaria-a-Velha

O Trilho dos Três Rios (PR2 ALB), no concelho de Albergaria-a-Velha, é bem capaz de ser um dos melhores percursos do país devido ao seu enquadramento natural. Apesar de ter 15 km de distância, o trilho pode ser ajustado à condição física e ao tempo de cada um, tendo a hipótese de aceder ao mesmo por Ribeira de Fráguas, Telhadela ou Vilarinho de São Roque. Como o próprio nome indica, o trilho ladeia as margens ribeirinhas de três rios: Caima, Fílveda e Pequeno (Ribeira da Felgueira). Como pontos de interesse destaco as Minas do Palhal, Ponte Negra, Lagar do Azeite e Ponte do Barro Negro (Telhadela), Parque dos Moinhos (Ribeira de Fráguas) e Vilarinho de São Roque, Aldeia de Portugal.











N.B. - No Inverno, o piso torna-se escorregadio, ao que vem juntar-se o flagelo dos recentes incêndios de Setembro no concelho que reduziu a porosidade do solo, aumentou a erosão e diminuiu a capacidade de absorção e retenção de água nos terrenos calcinados. Percorri apenas parte do trilho, comecei em Telhadela, junto ao lugar do Souto, em direcção à Ponte do Barro Negro e Lagar do Azeite. Apesar de existir muitas árvores e folhas caídas no trilho devido aos incêndios, esse trajecto estava minimamente transitável no início de Dezembro. O Parque dos Moinhos de Ribeira de Fráguas foi arrasado, nomeadamente as escadas e pontes em madeira, bem como parte da sinalética. Caminhe com precaução. 



sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Azenhas do Mar - Sintra

Pendurada numa arriba, tendo no horizonte o vasto oceano, a aldeia das Azenhas do Mar, em Sintra,
parece ter saído de um mundo imaginário. As casas brancas enfeitadas com azulejos descem em
cascata pela falésia e fazem o contraste com o azul e verde do mar. Os antigos moinhos de água aí
existentes deram o nome ao local e foi construída uma piscina oceânica que as águas do mar invadem
quando a maré sobe.








segunda-feira, 23 de setembro de 2024

Moinhos do Caldeirão - Pinheiro da Bemposta (Oliveira de Azeméis)

Apesar da tragédia dos incêndios que assolou a zona centro do país, ainda é possível encontrar sítios intocados pelo fogo. Os Moinhos do Caldeirão, em Pinheiro da Bemposta, Oliveira de Azeméis, é um desses exemplos. São dois moinhos totalmente recuperados envolvidos por uma vegetação luxuriante que traz à memória o ciclo do pão. Não faltam pequenas quedas de água destinadas aos amantes da natureza e, por aqui, passa o trilho "Um rio, muitos moinhos", um percurso orientado para a vertente "Trail Running". 








N.B. - Apesar de se localizarem em propriedade privada, os moinhos estão abertos  a todos os visitantes. Para isso, basta abrir o portão que está à face da estrada que liga Pinheiro da Bemposta a Estarreja. Por favor, preserve o espaço e este património tão característico das comunidades rurais.




quinta-feira, 12 de setembro de 2024

Sintra

 
















Alguém disse que ver o mundo sem ver Sintra não é fazê-lo verdadeiramente. A vegetação luxuriante e a atmosfera romântica da velha vila encantou artistas, inspirou poetas,  e até os reis portugueses decidiram fazer deste local a sua residência de verão. O paraíso de Lord Byron e de qualquer romântico que se preze, está rodeado de palácios, parques, palacetes, chalets, villas, quintas, conventos, fontes e vestígios arqueológicos dignos de uma verdadeira Paisagem Cultural, Património Mundial da UNESCO.


N.B: A Câmara de Sintra tem sistematicamente condicionado o acesso rodoviário ao centro histórico na tentativa de evitar o caos no trânsito, nomeadamente alterando o sentido de circulação e limitando o acesso a alguns arruamentos. Existe poucos parques de estacionamento, a principal porta de entrada para a vila velha (Volta do Duche) já só tem sentido descendente.  Foi cortado o acesso rodoviário na Estrada da Pena, portanto, prepare-se para caminhar se quer visitar o Palácio da Pena, o Chalet da Condessa d'Edla e o Castelo dos Mouros. Quem quer visitar a Quinta da Regaleira e o Palácio de Monserrate levando o automóvel através da estrada que vai para Seteais, corre o sério risco de não encontrar estacionamento, não podendo inverter o sentido da marcha. 
Há um movimento de iluminados que quer proibir a entrada de viaturas de visitantes na vila histórica. Proponho chegar lá de helicóptero - deve ser este o conceito de quem quer um "turismo de qualidade, em vez de quantidade", diz o grupo...


quinta-feira, 8 de agosto de 2024

Fajão (Pampilhosa da Serra)

 A "Aldeia do Xisto" de Fajão, no município de Pampilhosa da Serra, é daqueles segredos fantásticos que o nosso país esconde, nas curvas e contracurvas da serra do Açor. Foi vila e sede de um antigo concelho onde o xisto predomina, no casario, no pavimento das ruelas, nos edifícios da antiga Casa da Câmara, da Cadeia e no Museu. Ao seu magnífico património natural e cultural vem juntar-se o recém inaugurado Observatório Astronómico (Geoscope) e uma piscina ao ar livre gratuita para os veraneantes. Os "Contos de Fajão", publicado pelo padre Nunes Pereira, são o testemunho da riqueza lendária da região através de histórias de personagens imaginárias. 









quarta-feira, 10 de julho de 2024

Termas do Eirogo - Galegos Santa Maria (Barcelos)

Na década de 90, estas termas iniciaram um penoso e misterioso declínio que permanece até hoje. Diz-se que a construção de uma empresa têxtil junto às nascentes inquinou as águas indicadas para o reumatismo e que, em tribunal, o juiz deu razão à fábrica. O espaço termal, inserido numa quinta, é constituído por pequenas casas de habitação, uma capela, zonas ajardinadas, um balneário e o edifício do Hotel, o que atesta a grandiosidade de outros tempos.