Neste tempo conturbado, com uma guerra às portas da Europa, nada melhor que lembrar valores universais, humanismo e justiça. O Museu Fronteira da Paz, em Vilar Formoso, é um apelo para que a história nunca se repita, a passagem dos judeus que fugiam aos horrores do Nazismo, ajudados pela hospitalidade do povo português. O cônsul de Portugal em Bordéus, Aristides de Sousa Mendes, emitiu entre 17 e 19 de junho de 1940 muitos milhares de vistos para salvar pessoas das perseguições nazis, contrariando as ordens do Governo de Salazar, situação que o levaria à expulsão da carreira diplomática e a um final de vida na miséria. Vilar Formoso foi a porta de entrada para milhares de refugiados vindos de França e de outros países europeus invadidos pelos alemães, que chegavam de comboio ou de automóvel.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
segunda-feira, 24 de julho de 2023
domingo, 16 de julho de 2023
Baleal - Peniche
Chamam-lhe ilha, península e dupla praia de duas baías, mas o Baleal é uma dádiva da natureza. Dividida por um caminho estreito em cima de uma língua de areia que não permite aos veículos cruzarem-se em ambos os sentidos, a praia do Baleal é a única onde se pode estar simultaneamente de costas e de frente para o mar. Como disse Raul Brandão na sua obra, "esta rocha é uma ossada, e talvez o último vestígio de Atlântida". Quando as marés vivas aparecem e isolam o local do continente, o Baleal retorna aquilo que já foi outrora - uma ilha.