Perto do local onde o rio Sul encontra o Vouga, situa-se este parque de lazer que serve para passear mas também funciona como praia fluvial quando o calor aperta. É uma zona refrescante, de grande beleza, envolta por árvores de grande porte e onde existe uma imponente levada que antigamente fazia rodar as pás de uma nora.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 7 de outubro de 2020
sábado, 3 de outubro de 2020
Levada de Santa Cruz (Rôge) - Vale de Cambra
Por momentos parecia estar numa levada da ilha da Madeira tal era a humidade existente na densa floresta de carvalhos, amieiros, salgueiros e loureiros. A Levada de Santa Cruz tem pouco mais de 1 km mas percorrer este canal é uma experiência obrigatória para os amantes da natureza oferecendo uma vista sensacional sobre as águas azul esverdeadas do rio Caima retidas na barragem Eng. Duarte Pacheco. No fim da levada encontra-se o Poço do Pisão, outrora um viveiro de trutas.
Acessos: A partir de Vale de Cambra, apanhar a estrada para São Pedro do Sul (N227). Chegando à localidade de Santa Cruz estar atento à placa que diz "Barragem". Descer a pequena estrada e do lado direito, ao chegar à barragem, existe uma pequena placa que pertence à "Rota da Água e da Pedra" que assinala o início do percurso.
sexta-feira, 21 de agosto de 2020
Praia fluvial do Agroal - Ourém
A praia do Agroal pertence seguramente ao lote das 5 melhores praias fluviais do país devido às características pitorescas do lugar. As águas frias do rio Nabão são conhecidas pelas suas propriedades curativas (bicarbonatadas, sulfatadas e siliciladas) a que orgulhosamente junta o galardão de Bandeira Azul e Qualidade de Ouro (Quercus). O espaço tem Nadador Salvador, estabelecimentos de restauração, parque de merendas e áreas em areia e relva mas que se tornam insuficientes em Agosto, obrigando os visitantes a deitar-se no desconfortável deck de madeira. Esta situação, juntamente com o bloqueio do acesso ao tanque principal pela presença de inúmeras pessoas, pela pouca rede móvel, pela quantidade diminuta de lugares de estacionamento que a equipa de segurança ao serviço do Município recusa controlar, não beliscam a espectacularidade do local.
Acessos: Para quem vem do norte sugiro chegar por Formigais (Ourém) percorrendo o caminho do rio Nabão. Para quem vem do sul recomendo apanhar o IC 9, sair na Carregueira/Fungalvaz (saída 11) e apanhar a antiga estrada para Tomar. Pode também sair em Carregueiros e apanhar essa mesma estrada mas no sentido de Ourém. Existem placas sinalizadoras a partir da EN 113.
sexta-feira, 10 de julho de 2020
Praia fluvial de Cardigos (Mação)
Para quem vem do sul apanhar a A23 em direcção a Castelo Branco e tomar a saída 12 para Mação. Seguir até à sede do concelho pela N244 (28 km) e depois continuar até à localidade de Cardigos. A praia fica a 2km do centro.
quarta-feira, 20 de maio de 2020
Real Filatório de Chacim - Macedo de Cavaleiros
terça-feira, 14 de abril de 2020
Espigueiro de Carrazedo (Bucos) - Cabeceiras de Basto
Os espigueiros, também designados por canastros, são construções destinadas ao armazenamento das espigas edificadas em zonas onde o terreno é mais elevado de forma a permitir a secagem do milho e protegendo as mesmas da humidade, dos pássaros, insectos e roedores. O espigueiro de Carrazedo, datado de 1853, é considerado o maior de Portugal com 29,40 metros de comprimento e com capacidade para 30 carros de milho, mas ainda longe do monstro de granito de Carnota, na Galiza, com os seus impressionantes 37,74 metros. Quando surgem isolados representam a economia e o trabalho individual, quando estão agregados em núcleos na periferia das aldeias representam modos de vida comunitários.