segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Festas do Povo (27 Agosto - 4 Setembro) - Campo Maior





As Festas do Povo consistem na decoração das ruas de Campo Maior, sobretudo o Centro Histórico, com flores de papel e outros objectos em cartão e papel, feitos pela população.

Trata-se de um evento tradicional único, e que já alcançou uma notoriedade elevada a nível nacional e internacional. É uma celebração que, por tradição, só acontece quando o povo quer, pois a sua realização depende do voluntariado e da força de vontade dos campomaiorenses. A preparação é feita rua a rua, sendo que o trabalho desenvolvido em cada uma delas fica em segredo, mesmo para amigos e familiares dos moradores, e só é dado a conhecer na noite da "enramação".  São meses e meses de luta, trabalho de entusiasmo sem limites dedicados á sua preparação. São horas sem conta, roubadas quantas vezes ao justo descanso, que toda a gente de Campo Maior dedica á preparação dessa maravilhosa e inesquecível surpresa, desse admirável e fascinante jardim florido que há-de surgir, como por encanto, ao raiar de uma aurora de Setembro. Sete anos depois, as Festas do povo contam com a participação de mais de 100 ruas.



















segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Praia das Rocas - Castanheira de Pêra







A Praia das Rocas faz parte das 21 Praias Fluviais da Rede das Aldeias de Xisto, muitas delas galardoadas pela Quercus com a “qualidade de ouro” devido às suas águas.
Ocupando uma área de cerca de 10 hectares ao longo da Ribeira de Pêra, que abastece a praia com as suas límpidas e puras águas, o complexo conta com um piscina circular de 7.000 m2 e uma piscina de ondas com 2.100 m2 (a maior do país), para além de bar, restaurante, e instalações sanitárias. No lago, com quase 1 Km de extensão, existe uma "ilha". As águas límpidas da Ribeira de Pêra espraiam-se, na presença de uma ponte secular, formando um local de encanto onde palmeiras tropicais convivem harmoniosamente com a Serra da Lousã que espreita lá do alto.
Pode, ainda, desfrutar de um passeio em barco a remos ou em gaivota e pernoitar num dos veleiros atracados na marina, deixando-se embalar pelo suave balouçar da corrente fluvial, ou num dos 6 bungalows perfilados na margem da albufeira, com vista privilegiada sobre o enorme espelho de água. Como os preços desses alojamentos são exagerados, eu recomendo a estadia na vila com uma excelente relação entre a qualidade e o preço.
A grande atracção são as ondas artificiais que, à hora certa, se começam a formar e agitam durante cerca de 10 minutos a enorme piscina fluvial. Pouco antes da hora soa um apito e é ver os banhistas chegarem-se para a zona central do complexo, que possui uma profundidade máxima de 1,90 metros.



quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Ruas Floridas (até 7 de Agosto) - Redondo



As Ruas Floridas são um evento que ocorre de dois em dois anos cuja tradição remonta a 1838 e consiste na decoração das ruas da vila de Redondo com flores e outros objectos elaborados em papel colorido. Os residentes de cada rua organizam-se e escolhem um tema, mantendo-o em segredo, cabendo a coordenação geral ao Municipio. Durante décadas, os adornos de papel terão acompanhado as festividades, resultando mais da espontaneidade do que de uma norma instituída socialmente. É impressionante o espírito comunitário: entre o conhecimento e a habilidade dos idosos, entre centenas de pessoas que se entregam  diariamente com dedicação e empenho à extenuante missão, entre donativos, poupanças e rifas, lá se angaria o suficiente para dar seguimento a usos tão antigos e com resultados tão admiráveis.
Desde altivos pórticos, passando pelos inevitáveis tectos, às sumptuosas carruagens, corpulentos animais, delicadas peças de roupa, reproduções históricas e contos infantis, até às mesas fartas com iguarias exóticas, as Ruas Floridas revelam um impressionante e complexo mar de papel na sua mais alta manifestação de diversidade e criatividade. As dimensões da realidade e da ficção fundem-se em harmonia, transportando os visitantes através de um mundo de castelos e cavaleiros, navios e descobertas, pirâmides e reis, jardins e toda a sorte de figuras.


http://www.cm-redondo.pt/pt/conteudos/Ruas%20Floridas/ruas%20floridas.htm