terça-feira, 17 de março de 2009

Santuário N. Srª do Cabo Espichel (Sesimbra)


Situado num penedo, desde o séc. XV, data da sua construção, o local era rodeado por casas para os romeiros, em volta da Ermida da Memória. Devido à grande afluência de peregrinos foi sofrendo obras de ampliação. O santuário de cunho arquitectónico regional setecentista, forma um monumental conjunto constituído pelo alinhamento de dois corpos de hospedarias, que enquadram a igreja, de aspecto sóbrio. Na decoração do interior é visível a utilização de mármores da Arrábida e madeira do Brasil.

4 comentários:

Pulha Garcia disse...

Caro Dylan,

gosto bastante do teu blog por dar a conhecer verdadeiros postais do nosso País. Posso fazer uma sugestão? escreve também umas linhas em Inglês e acrescenta sempre uma referência de localização face a Lisboa, Porto, Faro.

Conheço bem o Cabo Espichel e posso dizer que infelizmente o Santuário a que te referes está completamente ao abandono há vários anos. Passo lá de vez em quando para fazer passeios de BTT e para grande tristeza minha vejo ali um belo património público com uma localização soberba que deveria estar muito melhor aproveitado, incluindo para efeitos turísticos.

Recomendo a todos que vão ao Cabo Espichel mas pelo passeio pelas áreas circundantes.

dragao vila pouca disse...

Já falei para a Polícia e ninguém te conhece. Mas essa foi boa e teve piada.

Sou de um Clube Lutador disse...

Que pena aquilo não estar aproveitado e servir praticamente para vender conchas.
Daquele ponto quase que se vê a ilha das Furnas e da Horta :)
PS: Sítio ventoso, hein?
Abraços
..

Laurus nobilis disse...

Lamento não concordar com os meus antecessores em relação ao suposto abandono que existe no santuário. De certeza, que já há algum tempo não passam por lá. Neste momento, estão a decorrer obras em todo o edifício, tendo por exemplo as paredes sido pintadas. Por outro lado, finalmente impedem os carros de ir até ao cabo propriamente dito. Não sei o que dali vai sair – falava-se numa estalagem, mas parece que, finalmente, começaram a olhar para o Cabo Espichel e para o santuário com outros olhos!