A Quinta de Cavaleiros, também conhecida como Paço do Casal de Cavaleiros, situada na freguesia de Outeiro Maior, Vila do Conde, tem raízes medievais e julga-se poder ter alguma ligação aos Cavaleiros Templários, uma ordem militar da Idade Média. Actualmente encontra-se em ruínas, já não é visível a varanda com doze colunas de mármore - um exemplar de arquitetura civil renascentista -, mas ainda é perceptível a torre senhorial de três andares que remontará ao século XIII ou XIV e a capela de São Jerónimo que preserva um relógio de sol. Esta propriedade pertenceu à família de Augustina Bessa-Luís durante cerca de uma década, facto que a escritora lembra em algumas das suas obras.
Por aqui passa o percurso PR1 VCD - Rota da Cividade de Bagunte, circular com cerca de 18 km.Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
domingo, 14 de dezembro de 2025
sexta-feira, 5 de dezembro de 2025
Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo
O Parque Ecológico Urbano de Viana do Castelo é uma área natural de grande beleza com cerca de 20 hectares. O local é uma importante zona húmida costeira, de grande biodiversidade, alimentado pelo rio Lima e pela água doce da ribeira de S. Vicente. É um espaço de visita livre e gratuita dedicado ao recreio e lazer, a atividades de educação ambiental, de investigação científica e conservação da natureza.
Está situado na margem direita do rio Lima e a poente da ponte Eiffel.
Subscrever:
Comentários (Atom)