quinta-feira, 27 de abril de 2023

Aldeias da Mesa dos Quatro Abades - Ponte de Lima

O norte do território do concelho de Ponte de Lima esconde um tesouro natural, paisagístico e cultural. Aqui nasceu a região das Aldeias da Mesa dos Quatro Abades, conhecida por uma peculiar tradição datada da Idade Média. Numa mesa de granito ladeada por quatro bancos em pedra, assente no marco divisório das freguesias de Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte, os representantes de cada paróquia (abades) discutiam anualmente os assuntos da comunidade, partilhando farnéis e consultando os fiéis que se encontravam ao seu redor. Hoje, a tradição foi recuperada, os abades foram substituídos pelos presidentes das juntas de freguesia, mas o encanto do território manteve-se: os socalcos verdejantes da paisagem, os campos cercados por muros de pedra solta, a luxuriante mancha florestal e a visão dos garranos que passeiam em liberdade pela serra da Labruja. 

N.B.: A Reorganização Administrativa do Território das Freguesias uniu a freguesia de Bárrio e Cepões, bem como a freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, juntando a este território a freguesia da Labruja, por onde passa o Caminho Português de Santiago, o segundo itinerário mais utilizado pelos peregrinos para chegar a Compostela.   


Acessos: Chegando à aldeia de Vilar do Monte, por Calheiros ou por Labrujó, procurar a sinalização do local à face da estrada municipal. Deixar o automóvel junto a um cruzeiro e continuar a pé pelo PR 11 PTL, trilho bem marcado, durante 500 metros.  













domingo, 23 de abril de 2023

Trilho de Quintandona - Penafiel

Há muito tempo que escolho a aldeia de Quintandona para relaxar e sair de áreas urbanas densamente povoadas onde reina o caos, o ruído e o stress. É uma aldeia renovada com uma fantástica arquitectura de xisto e lousa. Recentemente, o município criou um percurso pedestre circular com cerca de 10 quilómetros de extensão (PR 11 PNF / PRD), mas para caminhantes iniciantes eu aconselho a "variante da Biodiversidade 11.1" que encurta o caminho em menos de metade e nos envolve na natureza devido a uma rica flora e fauna. Para fazer com crianças, família e amigos. 














sábado, 1 de abril de 2023

Passadiços (Trilho) da Cascata do Fojo - Lara (Monção)

Os passadiços da Cascata do Fojo, em Lara, Monção, têm 350 metros e fazem parte do trilho circular PR6 MNC (9 quilómetros de extensão) com o mesmo nome. O percurso pode ser feito em qualquer altura do ano, mas aconselha-se em meses que se verifique maior caudal na ribeira de Lara para se apreciar a beleza e a força da Cascata do Fojo, encravada entre duas paredes rochosas numa espécie de mini-desfiladeiro. Ainda é possível alcançar alguns moinhos que em tempos se dedicavam à moagem do trigo e observar as plantações de vinho Alvarinho.


Acessos: Na Estrada Nacional 101 (EN 101), sair em direcção à localidade de Lara. Percorrer uma estrada estreita até chegar ao centro da freguesia, O passadiço começa no lugar do Forno.