terça-feira, 14 de setembro de 2010

Festa do Caldo - Quintandona . Lagares - Penafiel (17 - 19 Set.)



A aldeia típica e preservada de Quintandona, com uma beleza e arquitectura singulares, recebe a 4ª edição da Festa do Caldo, que mistura a gastronomia com o teatro e com a música tradicional. É um autêntico caldo cultural e gastronómico aquele que vai ser servido . A envolvência do teatro durante os três dias de festa é toda ela especial, com os habitantes, que são os anfitriões da festa, a vestirem também a pele de actores que desenvolvem peças de teatro de rua, interagindo com os visitantes, num cenário que é no mínimo singular. Do lado da música, ingrediente indispensável neste caldo, são esperados grandes momentos com as Bandas que revivem as musicalidades celtas, com inspirações de músicas do mundo, principalmente galegas, onde os instrumentos originais e as gaitas de foles não ficam de fora. Nesta aldeia, não vão faltar as opções de diversão, distracção e degustação, com eiras e até mesmo uma casa transformada em palco, e campos para workshops, feira de artesanato ou simplesmente para a monumental e espectacular corrida de porcos, tudo isto sem esquecer, que no campo principal vão estar as tendas do caldo de Quintandona.

O actual lugar de Quintandona tem à volta de 64 habitantes com uma média de idades de 34 anos. Tem-se notado nos últimos tempos uma forte procura de casas e terrenos para compra e uma maior fixação de casais jovens neste lugar. Muitas gentes que visitam Quintandona começam a procurar um espaço para Turismo Rural e uma busca pelos sabores e tradições desta Aldeia.


                               Foto de "Comodeantes Gazeta na Teia"

4 comentários:

Marilu disse...

Lindas essas aldeias, meus pais e irmã também eram de uma aldeia chamada Vila Cã, e contavam tantas coisas lindas, das festas, dos bailes. Beijocas

Rafael Carvalho disse...

Quintandona, "Aldeia de Portugal". Conheço e recomendo. É certamente uma das mais belas e mais bem preservadas aldeias portuguesas.
Cumprimentos.

Isa GT disse...

Festa do Caldo? Então deve ser esta que vai ser implementada a nível nacional, mas com uma pequena alteração... Festa do caldo entornado ;)))
Desculpa a brincadeira mas não resisti à tentação :)

Bjos

Armando Pinto disse...

Com muito apreço, dou conhecimento que coloquei este v/ blog na minha lista de blogues em
http://www.longara.blogspot.com/
ou seja, no meu blog, de assuntos variados, embora incidindo mais em temas que despertam mais dos meus leitores.
Cumprimentos