quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Namorar Portugal 2010 (Vila Verde)


Vila Verde está a preparar mais uma edição do evento cultural Namorar Portugal, que irá decorrer no próximo mês de Fevereiro. A Iniciativa Namorar Portugal emergiu de uma intenção de promover um produto cultural de excelência - os Lenços de Namorados, cada vez mais um produto imagem de marca do concelho. O Lenço dos Namorados é um lenço fabricado em pano de linho fino ou de algodão bordado com motivos variados. É uma peça do vestuário feminino, típico do Minho,sendo usado por mulheres com idade de casar. Era hábito a rapariga apaixonada bordar o seu lenço e entregá-lo ao seu amado quando este se fosse ausentar. Nos lenços eram bordados versos, para além de vários desenhos com simbologias próprias. Depois de confeccionado, o lenço acabaria por chegar à posse do homem amado, que o passaria a usar em público como modo de mostrar que tinha dado início a uma relação. Se o namorado (também chamado de conversado) não usasse o lenço publicamente era sinal que tinha decidido não dar início a ligação amorosa. Nestes lenços são bordados versos, geralmente quadras, escritos com erros ortográficos que traduzem a pronúncia da região. Quem os bordava escrevia como falava..

Este ano, o Programa do Namorar Portugal compreende um conjunto de iniciativas muito diversificado: Exposições, Conferências, o lançamento de novos produtos associados à marca Namorar Portugal, tais como o chocolate, a Bolacha do Amor, ou o cocktail “S. Valentim”, a oferta de actividades de desporto e lazer, assim como de programas de Saúde e Bem Estar.
O epicentro do Amor ficará sediado no coração da sede de concelho, numa tenda gigante. Na noite de 13 de Fevereiro, através da realização do VII Concurso Internacional de Criadores de Moda, desfilarão os jovens concorrentes que aderiram ao repto de reinventarem as criações com base nos lenços. Ali terá lugar, também, o mega-jantar de dia de Namorados, o maior jantar romântico do país, aberto a 800 pessoas. Neste ambiente de glamour e romantismo, será ainda possível saborear ementas especiais nos restaurantes locais e beneficiar de condições vantajosas nas várias unidades de alojamento aderentes.