terça-feira, 20 de julho de 2010

Feira Medieval de Caminha (22 a 25 de Julho)



A Feira Medieval de Caminha faz parte das Comemorações dos 726 da Outorga do Foral à vila de Caminha, concedido pelo rei D. Dinis.
'Caminhos de Santiago' é o tema escolhido para esta edição. O visitante vai encontrar os mais variados tipos de artesanato pelas várias ruas do centro histórico, designadamente bijutaria, cristais, pedras, incensos, amuletos, produtos esotéricos, camisas medievais, cestaria, chás, licores, compotas, artesanato em pele, óleos, entre muitos outros produtos. No 1º dia, o grande momento será, sem dúvida, o cortejo inaugural alusivo aos Caminhos de Santiago. No 2º dia, o protagonismo recai na Ceia Medieval e no teatro de rua "Diabretes e Anjos Vicentinos". O 3º dia, sempre o de mais afluência, o ponto alto dá-se com o Espectáculo Equestre. E, no último dia, o destaque vai para o cortejo de encerramento.

Pelas ruas, como já vem sendo hábito, dezenas de figurantes trajados à época vão interagir e animar os visitantes. De realçar que o espaço das Muralhas, em frente à Igreja Matriz, voltará a acolher um acampamento medieval. As aves de rapina também voltam a ocupar lugar de relevo. Na zona comercial, destacam-se as tabernas medievais, onde é possível provar os mais variados sabores. À semelhança das edições anteriores, os trajes, a gastronomia, a animação, a música, a dança, a falcoaria, os espectáculos equestres, o teatro, enfim, as práticas da época medieval em geral, estão de volta aos espaços mais característicos.

Texto retirado do "site" da Câmara Municipal de Caminha.