quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Feira Medieval Matosinhos (Leça do Balio) 9 - 12 Setembro



O Mosteiro de Leça do Balio volta a ser o cenário para mais uma edição de “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, uma iniciativa que atrai mais de 200 mil visitantes em apenas quatro dias. A 5ª edição coincide com o Ano Xacobeo (Ano Santo Compostelano).
Este evento consiste numa recriação histórica que pretende transportar todos os que a visitam para a época medieval através da recriação de costumes, hábitos e tradições. Os objectivos são: promover o Mosteiro de Leça do Balio, profundamente associado à ordem religiosa/militar dos Cavaleiros de S. João de Jerusalém, conhecida também por Ordem do Hospital, que aqui se fixou no século XII e escolheu o mosteiro como a sua primeira sede em Portugal,  destacando-se pelo apoio e assistência aos peregrinos rumo a Compostela; dinamizar e reavivar o troço de Matosinhos nos Caminhos de Santiago, Património da Humanidade; e recuperar a posição de relevo de Matosinhos nestas peregrinações. Um dos momentos mais importantes do programa é a recriação histórica do casamento de D. Fernando com D. Leonor Teles. Nas quatro edições anteriores, “Os Hospitalários no Caminho de Santiago” alcançaram o reconhecimento nacional, tendo obtido o 3º lugar no ranking de iniciativas desta categoria. O programa inclui torneios a cavalo, justas de armas, combates medievais, ceias medievais, concertos de música medieval, acampamento militar, treinos com arcos, exibições de falcoaria, passeios de burro, dança, prática de armas, tabernas medievais, artesãos, mercadores, malabaristas, saltimbancos, etc. Animação Composta por: - mais de 100 artesãos; - 14 associações locais; - 8 recriações; - 240 acções de animação; - 14 tabernas; - 164 animadores - 5 concertos. Para além da vertente de lazer, o programa desta recriação possui, também, uma vertente lúdica e científica, através da realização de uma conferência, dedicada à temática dos Caminhos de Santiago, exposições e visitas guiadas ao Mosteiro.







10 comentários:

Maciek disse...

Uma boa reportagem !

Juan T.A. disse...

Bello videoreportaje que nos devuelve al medievo, también por aquí, en el pais vecino, cada día se ven más fiestas de este tipo. Dan colorido y un modo especial de recrear la historia.
Saludos

Laurus nobilis disse...

Acho muito bem que se façam feiras medievais; mas caramba, nunca se viram tantas por este Portugal fora... Parece que todos os burgos descobriram que, afinal, houve época medieval e que as feiras são uma "invenção" dessa época... Esperemos que a banalização do evento não diminua a qualidade...

Valentim Coelho disse...

este é mais um lugar que ainda não visitei

Ferreira disse...

Como é que eu faço para poder participar ? como figurante? lutar uma coisa dessas...adoraria mesmo

Dylan disse...

Ferreira,

Talvez mandar um e-mail para o Turismo da C. M. de Matosinhos:
turismo@cm-matosinhos.pt

paulo disse...

alguem me sabe dizer se se paga entrada ? e quanto è ?

pabss2009@hotmail.com

Dylan disse...

Paulo,

Não se paga nada. Podes conferir o programa (de 8 a 11 de Setembro.
http://hospitalarios2010.com/)

Filipa de Sá disse...

Olá, gostaria de ser figurante na feira medieval, aqui nao sei como funciona,mas eu ja fiz algumas vezes na minha terra, em Penela. Se for preciso e houver roupas eu participo, obrigado. Filipe de Sá
filipa.de.sa@hotmail.com

António Castro disse...

Documentário muito bom com bela realização