quinta-feira, 27 de abril de 2023

Aldeias da Mesa dos Quatro Abades - Ponte de Lima

O norte do território do concelho de Ponte de Lima esconde um tesouro natural, paisagístico e cultural. Aqui nasceu a região das Aldeias da Mesa dos Quatro Abades, conhecida por uma peculiar tradição datada da Idade Média. Numa mesa de granito ladeada por quatro bancos em pedra, assente no marco divisório das freguesias de Calheiros, Cepões, Bárrio e Vilar do Monte, os representantes de cada paróquia (abades) discutiam anualmente os assuntos da comunidade, partilhando farnéis e consultando os fiéis que se encontravam ao seu redor. Hoje, a tradição foi recuperada, os abades foram substituídos pelos presidentes das juntas de freguesia, mas o encanto do território manteve-se: os socalcos verdejantes da paisagem, os campos cercados por muros de pedra solta, a luxuriante mancha florestal e a visão dos garranos que passeiam em liberdade pela serra da Labruja. 

N.B.: A Reorganização Administrativa do Território das Freguesias uniu a freguesia de Bárrio e Cepões, bem como a freguesia de Labrujó, Rendufe e Vilar do Monte, juntando a este território a freguesia da Labruja, por onde passa o Caminho Português de Santiago, o segundo itinerário mais utilizado pelos peregrinos para chegar a Compostela.   


Acessos: Chegando à aldeia de Vilar do Monte, por Calheiros ou por Labrujó, procurar a sinalização do local à face da estrada municipal. Deixar o automóvel junto a um cruzeiro e continuar a pé pelo PR 11 PTL, trilho bem marcado, durante 500 metros.