quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Ilha das Berlengas


São uma reserva natural a cerca de 10km de barco de Peniche, com três pequenos ilhéus: a Berlenga Grande, as Estelas e os Farilhões-Forcados. Pode conhecer-se entre finais de Maio e Setembro, estando as visitas limitadas a 350 pessoas por dia. Visite as grutas do Furado Grande e o Forte de São João Baptista, agora transformado em estalagem. Não há livre acesso a toda a ilha por ser considerada Reserva Natural, mas existem vários trilhos pedestres, com cerca de dois quilómetros. As praias são calmas e as águas límpidas. Aqui coexistem mais de cem espécies de plantas, algumas delas muito raras.

MADEIRA

Santana
Véu da Noiva - Porto Moniz
Paúl do Mar

Boaventura
Curral das Freiras
Fajã/Ilhéu Rocha do Navio
Arco de São Jorge

Fajã dos Padres

Madalena do Mar

Porto Moniz

Levadas

São canais estreitos que possibilitam que a água das chuvas da parte norte da ilha cheguem ao sul, mais seco e menos chuvoso. Estes canais cobrem mais de 2150 quilómetros e alguns deles datam mesmo do séc. XIV, criando uma rede de trilhos que permitem o acesso a áreas remotas, completamente inacessíveis por estrada.
Floresta milenar de Laurissilva

Património Natural da Humanidade classificada pela UNESCO. Este tipo de floresta, com origem na Era Terciária, ocupava outrora vastas extensões na Europa. Graças às temperaturas constantes, reguladas pelo oceano, o arquipélago consegue manter grande parte dessa floresta original, principalmente na parte norte da ilha.

Penela

Cascata da Pedra da Ferida

Situa-se em plena Serra do Espinhal, tendo acesso pelo caminho da Ribeira da Azenha. Para visitar este agradável local terá de deixar o carro a algumas centenas de metros e fazer um pequeno percurso pedonal.

Castelo de Algoso (Vimioso)


Se vier de Mogadouro pela EN 219, o castelo aparecerá numa curva da estrada. Como uma imagem saída de um conto medieval. A vista é magnífica : vê-se a ponte medieval sobre o rio Angueira, acessível a pé desde Algoso e Valcerto. E vêem-se muitos quilómetros de planalto mirandês, apesar do vento forte que costuma perturbar quem o visita.