domingo, 25 de julho de 2010

Viagem Medieval Stª. Mª. da Feira (29 de Julho a 8 Agosto)



A Viagem Medieval (VM) é o maior evento de recriação histórica medieval do país. A 14ª edição retrata o reinado de D. Afonso IV, sendo recriado o período em que o Condado Portucalense passou a Reino de Portugal. Com características únicas no país, este projecto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando uma vasta equipa de mais de mil pessoas de diversas áreas, das quais 250 em regime de voluntariado.

Centrada na recriação de episódios e acontecimentos que marcaram a história local e nacional da Idade Média, a VM começou por realizar-se no Castelo, mas rapidamente, se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando actualmente uma área de 40 hectares. Entre as novidades, está o espaço dos Arautos Celestes, dedicado à astronomia medieval, que resulta de uma parceria com a Fundação Navegar, que gere o Centro Multimeios de Espinho e o seu planetário.
Sombras do Castelo é outro evento novo, que envolve uma visita nocturna ao Castelo da Feira, que se revelará aos visitantes como lugar de assombração...
Este evento - cuja realização envolve diariamente 1100 pessoas, entre elementos da organização, actores (mais de 400), mercadores (40) e mais de uma centena de artesãos, figurantes e colaboradores em regime de voluntariado - atrai diariamente 50 mil visitantes.


 


12 comentários:

Maciek disse...

nice. nice blog. abraço.

Ianita disse...

Só há uma coisa de que não gosto nas feiras medievais: o mar de gente.

Não gosto de não ter onde estacionar. De não ter onde comer. And so on.

De resto, amo!! Costumo ir sempre à de Aljubarrota. Adorei a de Castro Marim.

Agora tenho o projecto de ir à única Feira Islâmica em Portugal, em Mértola. É algures em Maio, penso. Mas, lá está, não se consegue alojamento nessa altura...

Kiss

Isa GT disse...

O sítio é lindo, mas como de costume... no Norte do País ;)

Bjos

Anónimo disse...

Gosto, gosto! E mais uma vez lá estamos :D

Marilu disse...

Olá, te vi no blog de amigos em comum e vim conhecer teu espaço. Adorei gosto muito de coisas medievais, e sendo filha de portugueses sempre ouvia essas maravilhosas histórias. Estou te seguindo. Beijocas (se tiver um tempinho de uma passadinha no Devaneios)

Betsy Banks Adams disse...

HI, Thanks for visiting my blog... I couldn't find a way to translate yours... Did I just miss it????

Please come back to my blog anytime.
Betsy

paulofski disse...

Marcamos presença todos os anos e lá estaremos de novo no próximo sábado, no meio da multidão, de sentidos bem apurados a respirar história.

Osvaldo disse...

Dylan;

Belo post de referência à história de Portugal e de um Castelo e cidade que conheço muito bem que é Santa Maria da Feira, já que tenho familiares em Canedo.

Essas viagens medievais são impressionantes de história e cultura.
Parabéns por nos mostrares esses eventos.

Grande abraço.
Osvaldo

Natália Augusto disse...

Neste blogue recupera-se, revive-se, faz-se renascer a história. Como gosto dessas ceconstituições. Transportam-nos para as raízes da nossa nacionalidade.
Revivem-se as tradições, os tempos difíceis, as lutas, os torneios, os cantares. A nossa proximidade com Galiza e o linguajar típico de Miranda do Douro (que é um encanto para os olhos e para o paladar).
Parabéns pelo blogue.

Roadrunner disse...

Parabéns pelo espaço de divulgação de eventos e das belezas naturais, paisagísticas, arquitectónicas e culturais nacionais. A acompanhar no futuro.

Saudações do Roadrunner!

Valentim Coelho disse...

Olá,
este é um lugar que um dia terei de visitar

Cumprimentos

Alvafaust disse...

Fiquei a conhecer este evento aquando da minha chegada a Portugal. Ficou muito em cima da hora planear uma ida a este evento, mas ficou prometido e combinado visita-lo num outro ano. Por isso este ano apenas visitei o Douro e fiquei pela minha zona Vila do Conde. Mas vá mandando ideias, que eu vou aproveitando.