terça-feira, 4 de maio de 2010

Maciço de Morais (Macedo de Cavaleiros)


Foto da Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

O Maciço de Morais é conhecido no universo científico pela expressão “Umbigo do Mundo”, por apresentar características geológicas que explicam o processo de formação do planeta. Para perceber a importância do sítio de Morais é preciso recuar  400 milhões de anos, até à altura em que existiam apenas dois supercontinentes, nomeadamente Laurússia (América do Norte, Europa e Ásia do Norte) e Gondwana (África, Madagáscar, Índia, Austrália e Antárctida), o único oceano era o Rheic, que terá estado na origem do Oceano Atlântico. O choque entre os dois continentes fechou o único oceano e originou uma reorganização dos continentes, mas ainda não a forma actual pois esta só surgiria milhões de anos depois.
O Maciço de Morais é assim uma das coisas mais extraordinárias da geologia global, pois existem apenas cinco lugares com características semelhantes a este, mas em Morais as sequências estão contidas num espaço menor e os testemunhos são mais perceptíveis. Actualmente, é possível observar à superfície rochas que há milhões de anos estiveram submersas. As rochas, chamadas serpentinites, o “xisto verde”, são ricas em níquel e mais densas do que as outras. São facilmente identificáveis, pois ao lado delas cresce sempre uma planta de cor amarela chamada salgadeira.

10 comentários:

Pronúncia disse...

Já andei por estas bandas...

Isa GT disse...

Ao contrário do Pronúncia, nunca andei por estas bandas e nem sabia o pormenor das flores amarelas.

Ana F. disse...

Obrigada pelo comentario no meu estaminé
www.anafonseca.net

E gostei do que vi por aqui...

As vezes na ansia de conhecermos um pouco deste mundo lindo e maravilhoso que nos rodeia, esquecemos o nosso pp país..

E aqui vimos estes pequenos locais tao lindos no nosso cantinho!

Beijos
Ana F

india disse...

http://www.mensageironoticias.com/noticia/790

Laurus nobilis disse...

Conheço e aconselho!

Maria Ribeiro disse...

Interessantíssimo, Dylan!Conheço a região mas desconhecia toda a magnífica história de que falas. Obrigada,porque é lindo aprender sempre!
Beijo amigo
Lusibero

César João disse...

Macedo de Cavaleiros é uma bela terra, que tive oportunidade de visitar e adorei.

Alexandrina Areias disse...

Muito interessante!!! Já vi um documentário sobre isto, mas nunca fui ver 'in loco'... Irei visitar brevemente... Muito obrigado pela partilha!
Bom domingo!
AA

João Menéres disse...

Embora já tenha feito todo o perímetro do Azibo com dois guias, APRENDI agora outras coisas não menos importantes!

Um abraço.

Castela disse...

Do Maciço de Morais tenho gratas recordações, pois foi ai que fiz a minha longa segunda campanha de campo em Geologia de Campo II; a geologia era muita bela e complexa com rochas metamórficas de diversos tipos, ultra-básicas e tudo baralhado em carreamentos. Realmente espantoso, mas muito díficio para um aprendiz de geólogo e a paisagem era belíssima. Estamos de parabéns-fomos campeões.