sexta-feira, 13 de novembro de 2009

"Sexta-Feira 13" em Montalegre





Desde 2002 que a Câmara de Montalegre organiza as "Noites das Bruxas", que decorre em todas as "sextas-feiras 13", e já fazem parte integrante do calendário cultural da região. Recebidos por duendes, diabos, bruxas e outras assombrações, os visitantes passam uma louca aventura até chegarem ao Castelo. As bruxas saiem à rua, os dragões cospem fogo, as carroças voam e gigantescos pássaros assombram o céu. Pelas 20H00, o jantar "embruxado" é realizado pelos vários restaurantes aderentes, não só na vila de Montalegre como nas aldeias limítrofes.

Montalegre já há muito tempo que é a capital do misticismo e tem a sorte de poder contar com o Padre Fontes, um dos principais dinamizadores do Congresso de Medicina Popular em Vilar de Perdizes.
"Sapos e bruxos, mouchos e crujas, demonhos, trasgos e dianhos" são os primeiros a ser invocados pela ladainha do padre Fontes, que, depois de preparar a queimada com aguardente, limão e açúcar, a vai dar a beber a todos os presentes. Para quem acredita, a queimada pode livrar todos os males de embruxamentos, feitiços e maus-olhados. As queimadas também se faziam nas aldeias, nas noites frias de Inverno, para curar as pessoas dos resfriados, constipações e até de dores de garganta.


Devido ao mau tempo, a celebração da sexta-feira 13 realiza-se no Pavilhão Multiusos de Montalegre. Um espaço que está a ser preparado com todo o cuidado e que promete fortes surpresas. Depois das enchentes de Fevereiro e Março é esperada nova romaria até porque em 2010 só existe uma, agendada para Agosto.

PROGRAMA:

Durante a manhã - RTP1 (directo para o programa Praça D’Alegria)
15H00 - Desfile fantasmagórico (ruas de Montalegre) pelos alunos das escolas da vila de Montalegre
20H00 - Jantar infernal (pelos vários restaurantes do concelho)
23H00 - Espectáculo no pavilhão Multiusos de Montalegre
(Queimada esconjurada pelo Padre Fontes)

14 comentários:

Pronúncia disse...

Onde alguns pensam em coisas más e azar... há outros (concelho de Montalegre) que aproveitam uma oportunidade de divulgar a terra, ganhar visitas e uns cobres extra.

Interessante este programa "sexta feira, 13" :)

M.Eugenia disse...

Que interesante la fiesta y que cercana la queimada, en casa hacemos varias al año.
Saludos

Isa GT disse...

Foi realmente novidade para mim, esta festa da sexta-feira 13, em Montalegre.Como achei tão fora do vulgar, aproveitei e mandei o link para a minha filha que está nos EUA em Indianapolis.

joao almeida disse...

Sem dúvida que esta noite é fantástica, já tive o prazer de a visitar várias vezes em 2007 e 2008 e o ambiente é simplesmente fabuloso. Sem igual.

Desde o Jantar nos restaurantes, o evento no Castelo, a fabulosa queimada, tudo muito bem organizado, absolutamente indiscritivel.

Ao qual aproveito para enviar um grande abraço ao David e ao João, que estão envolvidos na organização do evento.

Um bem Haja e continuem com estas iniciativas.

Parabéns pelo blog

Valentim Coelho disse...

Olá,
este é um dos eventos que eu quero certamente visitar. Ainda não tive oportunidade de passar lá numa sexta-feira 13, mas tenho esperança de um dia lá passar.
Cumprimentos

Teresa Diniz disse...

Ainda não consegui lá ir, e também não é este fim de semana que posso visitar Montalegre, mas está nos programas!
Abraço

Dolphin disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Dolphin disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mikas disse...

Nunca participei em nada do género, mas também não é muito a minha onda hehe é isso e carnaval. Beijos

Francisco José Rito disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
anamaria disse...

Obrigada pela visita e comentário na "pausa...".Volta sempre!

Gostei deste espaço!

JOTA ENE ✔ disse...

ººº
Não desgosto das 6ª feiras - 13

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Maria Ribeiro disse...

INTERESSANTE O MODO COMO DÁS DESTAQUE À NOSSA TERRA E AOS NOSSOS COSTUMES.NUNCA ASSISTI A NADA DESTE GÉNERO, MAS CONFESSO QUE, PARA ALÉM DE ASSISTIR, TAMBÉM GOSTAVA DE PARTICIPAR!
BEIJOS DE LUSIBERO