terça-feira, 12 de maio de 2009

Ançã (Cantanhede)


De origens remotas, atribui-se a fundação do povoado original a oito monges italianos enviados pelo patriarca do Ocidente, S. Bento, no século VII.
Terra conhecida pela famosa pedra de Ançã, excelente para trabalhos artísticos, que se encontra nos mais importantes monumentos do País e do estrangeiro, foi utilizada desde a antiguidade por grande número de escultores. Pela vila passa a ribeira de Ançã, formada pelo caudal da grande nascente, denominada “Fonte de Ançã” que serviu durante séculos para o escoamento da pedra de Ançã até ao rio Mondego, e desde aí até ao mar, donde seguia em barcos para os diferentes destinos, no País e no Estrangeiro. O transporte inicial das pedreiras até à ribeira processava-se em carros de bois.
Nunca foi possível determinar com clareza a origem do bolo de Ançã, que acabou por se perder no tempo. Sabe-se apenas que o segredo foi transmitido de geração em geração, mantendo-se a fórmula baseada em ingredientes vulgares, como os ovos, a farinha, o açúcar e a margarina, e a necessidade de ser amassado à mão e cozido em forno a lenha, factores essenciais para garantir a sua qualidade. Os bolos de ovos, de cornos e o fino são as três variedades do bolo de Ançã que deliciam todos os anos os mais gulosos durante Feira do Bolo de Ançã.

5 comentários:

dejalo que va lejos disse...

Se forem á baixinha de Coimbra num sábado de manhã vão encontrar senhoras de avental branco e com uma enorme cesta á cabeça, a vender os maravilhosos bolos de Ançã... de comer e chorar por mais :)))

maria disse...

Este excelente blog tem o condão das memórias.Quando aqui passo elas são tantas que fico pasma.
Os tanques...banhos apressados para a mãe não ver.

Cirrus disse...

Os famosos cornos de Ançã.

Não convém mencionar o termo por lá...

Viajante disse...

Ançã, tão longe e tão perto.
Gostei de aprender sobre uma das utilidades da ribeira de Ançã, que desconhecia por completo.

Abraço!

P.S. Perto de Ançã, acho que é em Cantanhede, existe um museu da Pedra com muito interesse.

Charlotte disse...

ai ançã é uma terriola, porque nao deixa de o ser, mas é uma terriola linda :)
e come-se lá bem!e tem um barzinho mt soft espetacular!xD
bgd pelo coment ;)

para quando um post de sta mª da feira?:P

estou a ver que ja percorreste o pais de lés-a-lés