sexta-feira, 15 de maio de 2009

Alpedrinha (Fundão)

"Sintra da Beira"

Quando se chega a terras beirãs, é um prazer seguir o caminho até Alpedrinha. A frescura da paisagem e a arquitectura granítica constroem um quadro tão característico que apetece guardar na memória por tempos e tempos. Por se situar a vila numa encosta da serra da Gardunha o ar é completamente puro. É de encher os pulmões vezes sem conta até chegar o cansaço proveniente de tal exercício.
De fundação pré-histórica, enquadrada entre pinheiros e pomares, a cerca de 500 metros de altitude, Alpedrinha foi posteriormente atravessada por uma via romana que ainda hoje lá se encontra. Vários achados arqueológicos (moedas, fragmentos de pedras) atestam a presença de povoamento romano na zona, então baptizada de "Petratinia".
Apresenta como pontos de interesse as Fontes da Fome e de Leão e o pelourinho, ou Lugar da forca, a antiga Casa da Câmara e diversas casas solarengas. O Monumental Chafariz de D. João V (imagem principal), ou Fonte das Sete Bicas, também é outro motivo de visita. Em granito, como não poderia deixar de ser, tem como remate uma coroa com as armas reais. Diz uma inscrição que foi construído “para felicidade da pátria”, já que as águas eram “explêndidas”. Diz-se que a da esquerda está destinada às crianças e solteiros, a do centro aos casados, e a da direita aos viúvos e bruxas. Diz-se também que quem prova desta água e não é da terra, voltará mais tarde a Alpedrinha. É uma questão de experimentar para saber se é verdade.

9 comentários:

aa disse...

Tanto lugar bonito neste 'nosso' Portugal e tão desconhecido pela maioria dos Portugueses...
Obrigado pela partilha.
Bom fim de semana!
Cumprimentos,

AA

Cirrus disse...

Esta conheço bem e devo lá passar um dia destes, a caminho de Idanha. A Serra da Gardunha tem um encanto muito especial...

Carlos disse...

Muitíssimo obrigado pela visita. Foi um prazer andar aqui pelo seu blog.Bom fim de semana.

Pronúncia disse...

Mais um local a visitar.

E este nem tenho desculpa para não conhecer, porque era a terra da minha avó materna.

Valentim Coelho disse...

Muito giro este fontanario. E parabéns pelo trabalho.
cumprimentos

sendyourlove disse...

... como diria o outro, já fui muito feliz em Alpedrinha...
Adorei o seu espaço...

Laurus nobilis disse...

Conheço bem e merece bem uma visita. Aliás... tal como muitas das "saídas" da A23!

beta disse...

obrigada pelo comentário no meu blog :) o teu tbm é mto interessante reconheci a grande parte dos lugares... nomeadamente os da zona de vila do conde de onde sou :) mas mtos dos outros tbm...

Francis disse...

Lindo!
É uma verdadeira escapadela virtual :)

Um abraço!