quinta-feira, 30 de abril de 2009

Capela São Frutuoso de Montélios (Braga)


A pequena capela de São Frutuoso de Montélios deve a sua existência a São Frutuoso, bispo de Dume e Braga durante a época visigótica, que aqui escolheu ser sepultado no século VI. À sua volta existia um conjunto monástico bem maior, centro religioso da região neste período, mas que terá sucumbido muito provavelmente no início do século XVI quando se procederam às obras de reedificação do Mosteiro por parte dos franciscanos.
Único elemento de todo esse conjunto original que chegou até aos nossos dias, a Capela de São Frutuoso constitui um testemunho ímpar da Alta Idade Média em território português. O seu interior pode-se considerar como um verdadeiro exemplar da arquitectura islâmica. A primitiva edificação de época visigótica seguiu um modelo orientalizante (ravenaico-bizantino), vigente na capital do reino, Toledo: planta em cruz grega; exterior decorado com arcos cegos, alternadamente de volta perfeita e em mitra; torre quadrangular sobre o cruzeiro, com cobertura em quatro águas. É considerado o edifício mais bizantino de toda a Península Ibérica.



Acessos: EN 201, saída de Braga em direcção a Ponte de Lima; a capela está localizada em São Jerónimo de Real, Lugar de Montélios.

7 comentários:

forteifeio disse...

lindissimo.

Pronúncia disse...

Dylan, eu pronúncia me confesso, é pertíssimo da minha casa e... nunca a visitei :(

Acabaste de me arranjar programa para amanhã, obrigada!

Jotas disse...

não conheço mas parece ser um lugar a visitar.
Eu, nas minhas passeatas, antes de me embrenhar por esses caminhos, passo sempre em primeiro lugar, no centro de turismo da área a visitar, recolho material e mapas da zona, locais a visitar, etc, pois só assim se consegue tirar um bom proveito dos locais que visitamos.

VagaMundos disse...

É de facto imperdível. Fica registado para a próxima ida a Braga.

Joana Amoêdo disse...

É um local muito bonito que visitei há quase seis anos e que, por coincidência, me veio hoje à memória, ainda antes de aceder ao teu blogue. Gostei muito e serei visita assídua.
Obrigada!

NrowS disse...

Só uma nota sobre os nomes:

De S. Frutuoso é só a pequena capela. A igreja é de S. Francisco, se não me falha a memória.

La Nostra Italia disse...

Braga é uma das cidades que gostaria e visitar. Dizem ser Roma lusitana, e é verdade, visto os detalhes desta capela.