quarta-feira, 4 de março de 2009

Vouzela


As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul.
De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de história, onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência.
O património natural do concelho é enriquecido pela Reserva Botânica de Cambarinho,
onde floresce a maior concentração maciça de Loendros do país.

3 comentários:

Pulha Garcia disse...

Deixa-me que te diga, Dylan que o teu blog é muitíssimo interessante. Gostei sobretudo das fotografias dos sítios onde estive já há demasiados anos, como por exemplo Vila Viçosa.

Helena de Tróia disse...

Olá! Gostei imenso deste blog, os textos são muito completos e bem documentados, as fotos bem ilustrativas da beleza do nosso país. Acho que está a prestar um bom serviço em nome da cultura e do turismo de Portugal. Fiquei seguidora!

Viajante disse...

E sabias tu o nome que tinha Lafões? Pois era mesmo Alafões!

Gostei deste teu espaço. Parabéns! Voltarei :-)

Abraço