
As raízes históricas de Vouzela remontam ao séc. XV. Em 13 de Maio de 1436 o rei D. Duarte instituiu o concelho de Vouzela ou Lafões, composto por 44 freguesias e 13 coutos. Durante alguns séculos, esta divisão administrativa prevaleceu sem grandes alterações, até que em 1834 se passou a repartir o antigo concelho de Lafões em dois concelhos separados pelo Vouga, ficando as freguesias da margem esquerda deste rio a pertencer ao concelho de S. Pedro do Sul.
De origem muito remota, como atestam os inúmeros monumentos megalíticos, o concelho de Vouzela é um autêntico manual de história, onde cada canto conta um pouco do passado, do que foi e é o Homem como essência.
O património natural do concelho é enriquecido pela Reserva Botânica de Cambarinho,
onde floresce a maior concentração maciça de Loendros do país.
3 comentários:
Deixa-me que te diga, Dylan que o teu blog é muitíssimo interessante. Gostei sobretudo das fotografias dos sítios onde estive já há demasiados anos, como por exemplo Vila Viçosa.
Olá! Gostei imenso deste blog, os textos são muito completos e bem documentados, as fotos bem ilustrativas da beleza do nosso país. Acho que está a prestar um bom serviço em nome da cultura e do turismo de Portugal. Fiquei seguidora!
E sabias tu o nome que tinha Lafões? Pois era mesmo Alafões!
Gostei deste teu espaço. Parabéns! Voltarei :-)
Abraço
Enviar um comentário