quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Torre da Universidade de Coimbra




 A Torre da Universidade de Coimbra reabriu ao público para visitas guiadas, após uma reabilitação que durou cerca de um ano e foi financiada por antigos estudantes e por um conhecido Banco.
O restauro pretendeu devolver à Torre a sua dignidade visual, nomeadamente a limpeza e restauro da pedra, a substituição das caixilharias e o reforço das condições de segurança, iluminação, informação e meios de comunicação.
Do alto dos seus 34 metros (altura equivalente a um prédio de 12 andares), a Torre Universitária de Coimbra, o maior símbolo da instituição, vigia a cidade. Foi edificada entre 1728 e 1733 por António Canevari, local onde os visitantes têm à sua espera a árdua tarefa de vencer os 180 degraus de escada em caracol. O remate em forma de terraço é uma das características da Torre, que aloja, além dos relógios, três sinos, que regulam o funcionamento do ritual da Universidade e são conhecidos entre os estudantes por "Cabra, Cabrão e Balão".
Esta intervenção monumental fez parte de um vasto plano de recuperação e valorização da Alta Universitária, no âmbito da candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial.
Ir ver a Torre da Universidade e não visitar a Biblioteca Joanina, é como ir a Roma e não ver o Papa.





15 comentários:

Tânia disse...

e paga-se para visitar?

Dylan disse...

Tânia,

É um bocado caro: 10 euros (talvez o preço seja assim por levar um guia). Apenas será gratuito para a comunidade universitária.

Tânia disse...

Pois... têm a sua lógica.. e deve ser só para a comunidade universitária de Coimbra... mas talvez tenha descontos para a comunidade universitária do resto do país.. (que é o meu caso :) )

Luciane Morais disse...

Boa Noite! Dylan

Bonita essa torre! Quais são os cursos de maior prestígio nessa univerdade? Tem pós-graduação na área de literatura?

Abraços,
Lu

João Menéres disse...

Pena o vídeo ser tão tremidinho...


Um abraço.

Nelson lisboa disse...

vale a pena pagar a vista é linda...

Dylan disse...

Luciane Morais,

Bom dia.

A Universidade de Coimbra é das mais antigas da Europa, suplantando mesmo outras com o prestígio da Universidade de Roma e Florença. É, neste momento, dentro de Portugal e Espanha, a Universidade que tem a maior percentagem de estudantes estrangeiros matriculados. Também possui um Programa de Licenciaturas Internacionais que foi acordado com o Brasil em 2010, prevendo-se a chegada de mil estudantes nos próximos cinco anos. As Faculdades de Direito, Medicina e Letras gozam de excelente reputação.

Verita disse...

A minha Coimbra!!
Vale mesmo a pena cada eurito para visitar ;) não se arrependem!!

Luis G. disse...

Buen lugar para visitar, subir a la torre y gozar con las panorámicas.


Un abrazo,

Luis.

johanna disse...

LINDO!

sketchbook six
twitter
facebook

Roadrunner disse...

É isso, já fui a Roma e não vi o Papa, e a Coimbra e não vi a biblioteca Joanina. Enfim, pecados.

Saudações do Roadrunner!

▒▓█► JOTA ENE disse...

ººº
Morei aqui perto nos 1ºs anos da minha vida...

Abraço

Ana Lúcia disse...

Que saudades... há coisas que não voltam mais, mas a doce recordação dos momentos que vivi "protegida" por essa torre são apenas meus. Saudade, algo maravilhoso que nos pertence.

Obrigada pelas memórias.

Anónimo disse...

nice to meet you blog dude :)

scarves disse...

Titanium Necklaces Titanium Necklaces
The significance of Arbor Day is not everyone in the Arbor Day is the day to plant a tree, but by another Arbor Day coming, so that concerns us more green

and environmental protection issues. March 12 is Arbor Day, I hope everyone can use their own power to do some meaningful things love the earth!