quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Dornes (Ferreira do Zêzere)

Ferreira do Z�zere - Dornes





A torre templária é sem dúvida alguma o cartão de visita desta terra e surpreende pela invulgaridade da forma. As suas cinco faces tornam-na um exemplar raríssimo da arquitectura militar dos tempos da Reconquista. Edificada por Gualdim Pais para defesa da linha do Tejo, foi construída sobre a base de antiga torre romana, garante da segurança para a exploração do ouro que aquele povo fazia no Zêzere. No interior da torre encontram-se, intactas, várias estelas funerárias templárias, lembrando eras em que estes cavaleiros defendiam o território das investidas muçulmanas e procuravam sepulcro junto das casas de Deus. Com tempos mais pacíficos e perdida a função guerreira, a torre ficou sineira no século XVI, função que ainda hoje conserva.
O vilarejo de Dornes foi Comenda da Ordem de Cristo mas hoje é essencialmente um dos mais belos quadros da riquíssima paisagem portuguesa, pois forma uma península banhada pela Albufeira de Castelo do Bode. A fundação da aldeia remonta ao século XII e está ligada ao aparecimento de uma imagem milagrosa de Nossa Senhora do Pranto.
Soberbamente enquadrada pela moldura paisagística que o rio e o pinhal lhe oferecem -com as ruas calcetadas de seixos e de traçado medieval, a desembocar no rio e na igreja - pelas casas de traçado antigo, onde se descobrem testemunhos da poderosa Ordem de Cristo.

Pelo seu carácter rural, a freguesia baseia as suas danças e cantares em grande parte na vida do campo, sendo ainda possível encontrar pessoas a cantar numa descamisada, ou em alguma festa, umas belas cantigas à desgarrada de cariz popular.
Destacam-se na gastronomia local os pratos confeccionados a partir dos peixes do rio, como seja o Ensopado de Peixe. De entre as espécies aqui mais encontradas, destacam-se a carpa, a boga, o barbo e o achegan.
Dornes fica a 140 Km de Lisboa e a 165 do Porto.

N. B. - Este destino é dedicado a pessoas fartas das obrigações do dia-a-dia, das rotinas, das desilusões da vida, de um certo desencanto, e que hoje fazem anos...

8 comentários:

Pronúncia disse...

Dylan, estou sem palavras...

OBRIGADA!
:)

Ana GG disse...

Boa Dylan, estiveste bem!

Parabéns também aqui, desencantada!
AHAHAHAHAH

Laurus nobilis disse...

Embora possa ser um destino para pessoas nessas condições, é sobretudo um destino para quem tem bom gosto! Coisa, que nos dias que vão correndo, já começa a rarear!

Valentim Coelho disse...

é muito bonita esta paisagem. não conhecia.

Elena disse...

Lindisimo paisaje, y el pueblecito de pelicula! No conocia el film del videso, que parece reflejar el sentir de algunos portugueses, que creo equivocado y viceversa.Beijinhos.

Johnny disse...

Espectacular!

O local e o blogue também, que visito regularmente, apesar de nem sempre comentar.

Maria Ribeiro disse...

Os templários , Dylan, o fascínio das minhas interrogações...
FOTOS LINDAS , texto documentado, artigo interessante...
Quanto´`a época árabe...fascinante civilização, que tivemos a sorte de conhecer, durante mais de 300 anos... Continuo ,imparavelmente , a acreditar no diálogo entre Israel e os povos palestinos!
Abraço de lusibero

開拓王 disse...

※提供全牛皮沙發、系統傢俱、進口家具、系統櫃、實木家具販售及居家空間室內設計規劃.全國領導品牌設計+裝潢工程+商品整合服務,全省抽油煙機展示中心資深設計師服務,價格透明,工程保固。
※無痛水刀抽脂,打造臀部、大腿黃金比例.利用新科技,水刀也能化身成手術刀應用時間的恢復期,一個月內就能看到立即的效果!提供整形美容服務、術後醫療照護,規劃整合整形外科、雷射中心及美學整形中心.果凍矽膠隆乳的費用是十六萬,如果妳很瘦的話,是不用考慮用自體脂肪豐胸的方式,因為脂肪不夠拿來補胸部,義乳的種類有傳統矽膠義乳、水袋義乳、果凍矽膠。一般人認為縫雙眼皮縫線容易脫落,雙眼皮皺褶一段時間就消失;由於技術的進步,縫線脫失的機會,現已大大減少。最新研發出爐的電波拉皮電波拉皮技術,不止可拉提,還具有更佳的雕塑身體曲線功能,電波拉皮可說是想要塑身的胖哥胖妹的救星.
※本公司即日起專辦大陸新娘入境,時間快速,收費合理,歡迎大家多利用.一名大陸新娘嫁到陽明山的泠水坑那邊,夫家是賣烤魷魚的,當地許多人都娶外籍新娘,因為到了假日許多觀光客,老公要做生意,這些大陸新娘或是越南新娘.觀察台灣現在婚姻結合,越來越多是與大陸新娘新娘結婚,當她們嫁到台灣時,當外籍新娘到台灣的時候,第一個面對到的問題就是語言之間的隔閡.
汽車旅館平日兩人成行住宿現折500元,位於高雄市臨公園...旁有楓林步道,俯視美景.悅豪時尚精品旅館是台中最優質時尚精品汽車旅館,提供台中住宿,台中汽車旅館,motel,台中旅遊,台中飯店最佳選擇。
※台中禾雅堂經典乳酪蛋糕cheese cake提供與眾不同個各式蛋糕有原味、日式抹茶、巧克力、松子黑糖、蔓越莓、芒果、chocolate等多種口味, ... 中秋禮盒 優惠方案 原味乳酪蛋糕 我們採用天然的原料製作,堅持少糖,不添加麵粉、玉米粉、奶油、鮮奶油及人工色素.
※專營大樓隔熱紙、磨砂紙、彩藝紙、夾絲膜、散光膜與防爆膜品牌行銷國際.可舒您隔熱紙,COSMI隔熱紙,佳視美建築隔熱紙,汽車隔熱紙,大樓隔熱紙,代理3M隔熱紙經銷及SPA視霸隔熱紙,桑瑪克隔熱紙南區經銷。
納豆的製作方法是將蒸熟的黃豆接觸空氣中納豆菌後發酵,再用鹽水浸泡熟成後乾燥保存食用.
流行服飾網帶您品味日常生活的時尚穿著,一窺知名團體服、服飾批發公司的品牌特色,日系服飾、日系包包、日本服飾或是日本代購等日本流行商品,商品最齊全、價格最漂亮、讓您趕流行又不怕傷荷包,不可錯過的全系列日系商品市場才辦得到!