quarta-feira, 3 de junho de 2009

Praia da Adraga (Sintra)



Agreste, selvagem, de um azul intenso..... simplesmente bela. O local é de uma beleza invulgar, conjugando o ambiente de montanha com o de praia.
Foi assim que a Praia da Adraga foi adjectivada por um dos jornais de referência do Reino Unido – o “Sunday Times” – , que elaborou um “ranking” das melhores praias da Europa.
Nesse ranking, realizado com base numa sondagem junto de turistas ingleses (conhecidos por serem grandes viajantes e, ainda por cima, muito exigentes), a Praia da Adraga surge em 3º lugar. Ou seja, a Adraga é, portanto, a terceira melhor praia da Europa.
O acesso à Praia é bastante sinuoso e só pode fazer-se de automóvel, através de uma estrada que desce entre montanhas, deixando a dúvida se realmente nos estamos a dirigir para uma praia. Mas, alguns minutos depois de passar Colares e Almoçageme, é com algum fascínio que, entre dois enormes montes, surge o azul do mar da Adraga. Um crescente de areia, encaixado entre altas arribas e o magnífico oceano Atlântico, esta praia pode ser selvagem e maravilhosa, oferecendo ainda excelentes condições para a prática do surf.
É, no entanto, extremamente frequentada, havendo mesmo dificuldades em termos de estacionamento, o que se ultrapassa com uma boa dose de paciência. Contudo, esta será uma boa altura para visitar este paraíso na terra, já que a maior afluência se verifica no Verão. Situada entre falésias, tem um mar considerado perigoso devido às suas correntes, no entanto por estar protegida pelas arribas não está tão exposta às fortes rajadas de vento, normais nesta área.

9 comentários:

Esterilização Obrigatória disse...

Vem ver a entrevista que fizemos a protectora e amiga do Caramelo.
O Caramelo é um cão que precisa da ajuda de todos nós.
Por esse motivo pedimos que pelo menos leiam esta entrevista para conhecerem a historia dele.
http://esterilizacao-o.blogspot.com/

Presépio no Canal disse...

A minha praia favorita quando vivia em Lisboa. Ia para lá sempre.
É absolutamente maravilhosa!!!
Obrigada por me recordades :)

RedWoman disse...

Que cor maravilhosa dessa água, dá vontade de ir logo ali mergulhar :)

Elena disse...

!La costa portuguesa es una maravilla! Felicitar a los portugueses que han sabido protejerla de las nefastas especulaciones urbanisticas.Comprimentos.

Fada do bosque disse...

As nossas belas praias! Sem comentários!!!

Ritinha disse...

Simplesmente linda...

Jotas disse...

Meu caro, foi no Restaurante dessa praia, que na véspera do meu casamento, os grandes e verdadeiros amigos, me foram raptar a casa dos meus pais e me foram encher o bandulho. Espectacular foto.

o Nosso cAstelo disse...

dizem q existem búzios lindos nesta praia...tenho de ir lá...bela foto!

Teresa disse...

Antigamente, morava a 800 metros dessa praia, em Almoçageme. Além de adorar a aldeia, gostava muito de passear na praia. Porém, no Verão é impossível!!!
Já agora, gostei muito do Blogue!
Beijinhos,
T