quinta-feira, 28 de maio de 2009

Parque de Monserrate (Sintra)



O Parque de Monserrate constitui um dos mais notáveis exemplos de jardins românticos em Portugal, fruto das contribuições dos seus proprietários e arrendatários que, desde os finais do século XVIII, o foram enriquecendo sucessivamente.
Os primeiros registos de Monserrate remontam a cerca de 10 séculos atrás, época da ocupação muçulmana da Península Ibérica. Já em meados do século XVI, a propriedade pertencia ao Hospital de Todos-os-Santos, em Lisboa, cujo reitor, o abade Gaspar Preto, se deixou encantar pela virgem negra de Monserrate, na Catalunha. Então, mandou fazer uma estátua da santa e erigir uma pequena capela para albergá-la, no lugar onde está hoje o Palácio.
Em 1856 a quinta de Monserrate é comprada à família Mello e Castro por Francis Cook, um milionário inglês, comerciante de têxteis que manda refazer o palácio, agora ao gosto neo-mourisco, e que cria um notável jardim paisagístico, inspirado pelo romantismo inglês.
Todo o edifício consiste numa delicada obra de arte: desde os relevos das paredes aos preciosos painéis de alabastro, passando pela engenhosa escadaria até às abóbadas “rendilhadas”, por detrás das quais eram colocados painéis coloridos para criar jogos cromáticos a partir da luz do sol. A construção é perfeitamente simétrica e milimetricamente alinhada com os pontos cardeais; de tal forma que, mesmo em pleno inverno, não era necessário aos seus habitantes o recurso ao sofisticado sistema de aquecimento central.
Monserrate oferece-nos hoje a possibilidade de fruição de um ambiente característico de um jardim romântico à inglesa, para além da contemplação de um património arquitectónico de referência e o conhecimento de inúmeras espécies botânicas de grande notoriedade.

8 comentários:

Viajante disse...

Monserrate é brutal! Do melhor que Portugal e Sintra têm para nos oferecer.

Abraço!

Pronúncia disse...

O Parque conheço, mas também de fugida.

Mais uma vez... obrigada, Dylan! ;)

Elena disse...

!Pero que bonito! Un deleite para la vista.Hasta pronto.

Anónimo disse...

Que jardim maravilhoso! Que bosque magnífico! São bosques assim que costumam "abrigar" as fadas

forteifeio disse...

Sintra, é algo fabuloso, conheço bem este parque e recomendo-o vivamente.
Aliás toda a zona de Sintra é muitissimo bonita.

Ianita disse...

Estive em Monserrate numa caça ao tesouro com os miúdos do ATL onde trabalhava. Brutalíssimo!

Pena que o palácio estivesse tão degradado... mas o vigilante disse que iam remodelar o palácio e que em breve estaria aberto ao público. Já está?

Kiss

VF disse...

Magnifico blog! Muito obrigado pelos seus comentários nos "Retratos de Viagens"!Volte sempre! Eu cá voltarei para descobrir mais "tesouros"!!!

lusibero disse...

Adoro o seu blog, que só ontem descobri. Adoro-o na medida em que espelha o seu amor ao nosso País,onde me orgulho de ter nascido e de ser parte da sua história. As cores da nossa bandeira falam dessa história...
Abraço de lusibero