sexta-feira, 8 de maio de 2009

Monte São Félix (Póvoa de Varzim)


O monte de São Félix é o ponto mais elevado da serra de Rates, 202 m de altura, e situa-se na freguesia de Laúndos. Apesar da sua altura modesta, destaca-se na paisagem por ser uma elevação em frente a uma planície litoral. Ponto panorâmico privilegiado, daqui se pode observar toda a região e notar-se a sua diversidade marítima, campesiana e urbana.
O monte possui uma vista panorâmica sobre a cidade e as suas praias; a capela de São Félix; moinhos (alguns deles convertidos em residência de férias) e a Estalagem do mesmo. Não muito longe situa-se o Campo de Tiro de Rates.
Acredita-se que neste monte viveu outrora São Félix (o eremita), responsável por ter encontrado o corpo de São Pedro de Rates, primeiro bispo de Braga, que terá dado origem à igreja de São Pedro de Rates.

9 comentários:

Pronúncia disse...

Este conheço!

Vale bem a visita, que mais não seja pela vista...

Gata Verde disse...

Obrigada por mostrares as maravilhas do nosso país!

beijinhos

debbie harry disse...

Caro Dylan,
Gostaria de te enviar um convite electrónico do blogger, podes enviar-me o teu email?
Obrigada.
joana_amoedo@hotmail.com

aa disse...

Os meus Parabéns pelo blog... É muito interessante, onde podemos ver lugares belos e magníficos, deste 'nosso' Portugal...

AA

Valentim Coelho disse...

Olá,
tens um blog fantástico decorado com muito Portugal. Parabéns!
Obrigado pelo comentário no meu blog.
Cumprimentos

Vagamundos disse...

Deve ter uma vista brutal!
Abraço

Juliana disse...

Imagino a vista deste monte. Um verdadeiro espetaculo!

Fada do bosque disse...

Huau!! isto para uma eremita é simplesmente maravilhoso! Ver o que tem interesse sem saír de casa! Alguem que se dedica ao que o nosso País tem de bom! Parabéns Dylan.
Afinal físicamente o nosso rectângulo é muiiito bonito! Pena é o resto... o desleixo das autoridades... A nossa floresta!... :(

Verdegaio disse...

Andava a navegar por aqui e deparo com o Monte de S. Felix e ainda com S. Pedro de Rates, dois lindos locais da minha terra que aconselho vivamente a serem visitados, aqui na linda praia da Póvoa de Varzim, uma cidade que sorri.
Obrigado por isso.
Aqui fica o meu contributo para dar a conhecer a Póvoa à minha maneira. www.povoa-varzim.blogspot.com