
Foto gentilmente cedida por Homem ao Mar
">
Vilarinho das Furnas era uma pequena aldeia da freguesia de S. João do Campo, situada no extremo nordeste do concelho de Terras de Bouro, distrito de Braga, na Peneda-Gerês, vizinha de Espanha.
A sua origem perde-se na bruma dos tempos. Segundo uma tradição oral, contada pelos mais antigos, teria começado a sua existência por ocasião da abertura da célebre estrada da Geira, que de Braga se dirigia a Astorga, num percurso de 240 Km, e daqui a Roma. Teve foral em 1218. As difíceis condições da sua subsistência levaram a uma intensa vida comunitária.
À data da sua morte, em 1972, devido à construção da barragem, ainda havia o forno comum e as vezeiras ou pastoreio comum. Mas subsistiam outras práticas, como a assembleia de vizinhos.
Nos anos de maior seca, quando se esvazia a albufeira, é possível visitar as ruínas da aldeia submersa, cuja memória ficou perpetuada através do Museu Etnográfico de Vilarinho das Furnas.
7 comentários:
Obrigado pela visita que fez ao CR. Também gostei de ver estas belas imagens de Vilarinho das Furnas. O Gerês traz-me magníficas recordações da infância.
Nunca apanhei a barragem tão vazia... deve ser estranho! Ou foi uma fotografia tirada durante o enchimento da albufeira?
Há algum tempo esvaziaram a barragem, penso que para limpeza, e todas as casas voltaram a ser completamente vistas.
Também a aldeia da Luz foi submersa recentemente pela barragem do Alqueva.
Caros colegas,
Esta fotografia não é recente e o mistério da barragem vazia poderá residir nesta notícia:
http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=610236
O Minho esconde coisas fantásticas...
Magníficas postagens estas!
Um abraço.
o Vilarinho da Furna não teve foral em 1218, e não é associado com D. Sancho I sendo ele morreu em 1211.
Acho que uma confusão um outro Vilarinho.
D. Afonso II concedeu, sim, em 6/12/1218, um foral a Vilarinho de Castanheira, em Carrazeda de Ansiães, Bragança.
Enviar um comentário