domingo, 12 de abril de 2009

Lindoso (Ponte da Barca)



O lugar estratégico que é Lindoso, esteve sempre relacionado com a defesa de passagem pela portela da Serra Amarela e pelo Vale do Cabril, e respondendo no princípio da formação de Portugal, à concepção de uma cintura defensiva ao longo da raia confinante com o reino vizinho.
Prova desta importância histórica e militar é o seu imponente Castelo, fundado nos inícios do Séc. XIII e classificado monumento nacional, hoje um interessante espaço museológico.
O soberano rei D. Dinis gostou tanto do castelo pela primeira vez que lá se deslocou, que repetiu a visita mais algumas vezes. Diz a lenda: "Tão alegre e primoroso o achou, que logo Lindoso se chamou".

A aldeia é composta por típicas casas antigas de granito, subsistindo ainda em algumas instalações agrícolas a pitoresca cobertura de colmo. Junto ao Castelo de Lindoso existe uma eira composta por 50 espigueiros dos séc. XVII e XVIII, apresentando um aglomerado único no país e de rara beleza. Inteiramente de pedra, cada exemplar apoia-se em vários pilares curtos, assentes na rocha e encimados por mós ou mesas. Sobre eles, repousa o espigueiro que tem uma cobertura de duas lajes de granito unidas num ângulo obtuso, ornamentado nos vértices com cruzes protectoras, que também servem para arejar o espigueiro. Alguns dos espigueiros têm dois andares.

A Citânia de Cidadelhe situa-se a 100 metros do lugar de Cidadelhe. Tratam-se de vestígios arqueológicos de uma citânia situada numa plataforma sobre o Rio Lima. Historiadores situam aqui a cidade romana de Bretalvão ou Flávia Lambria.

5 comentários:

afectado disse...

Zona excelente...

Pronúncia disse...

Excelente testemunho.

E pensar que quando se fala em Lindoso o que vem logo à memória é a barragem e respectiva albufeira!

Unknown disse...

Tenho uma costela minhota, por isso, estou a adorar este blogue!

Um abraço.

Quetzal disse...

Tens aqui sítios maravilhosos, dá vontade de por a mochila as costas e partir a aventura ;)

Lu disse...

Dylan, obrigado por teu comentário simpático, também gosto deveras do teu blog e tb acho que Portugalé superlindo...mas ficar só por cá acho um pouco redutor...porquê eu acho, não dá para põr aqui...Se tivesse o teu endereço, contava-te duas histórias recentes que vivi...e tb apreciei os teus artigos de opinião...desculpa o rosário de palavras mas é um defeito q tenho..
Abr. Lu

Importas-te que eu ponha o teu link no meu blog MY Country...