segunda-feira, 20 de abril de 2009

Pateira de Fermentelos (Águeda)


A Pateira de Fermentelos é uma lagoa natural, localizada no triângulo Águeda, Aveiro, Oliveira do Bairro, antes da confluência do Rio Cértima com o Rio Águeda, pertencendo na sua parte Sul ao Concelho de Águeda (freguesias de Ois da Ribeira, Espinhel e Fermentelos).
Considerada uma zona húmida de elevada riqueza ecológica, a Pateira de Fermentelos desde cedo se tornou um sistema em que as actividades humanas se integravam perfeitamente na sua dinâmica, permitindo assim a manutenção da lagoa. A prática de uma agricultura drenante e a recolha constante do moliço (para posterior utilização como adubo natural), permitiu a manutenção de uma significativa superfície livre de água e impediu o avanço do pântano. Este equilíbrio, entre a actividade agrícola e a recolha do moliço, conduziu a uma paisagem humanizada de elevada organização e diversidade, na qual a lagoa atingia a sua maior dimensão.
As suas margens são de grande beleza paisagística. Devido à quase nula apanha do moliço e aos detritos arrastados pelas águas que a alimentam, entrou em acelerado processo de assoreamento, emergindo já alguns cabeços e ínsuas cobertas de vegetação. O seu nome - Pateira - vem da regular presença de enormes bandos de patos-bravos, durante as migrações periódicas destas aves.

7 comentários:

maria disse...

Há anos que lá não vou!
Lembro-me,quando era pequena,de ter medo desta paisagem.Achava-a desolada e um tanto ou quanto fantasmagórica.Tenho que lá voltar
para confirmar,ou não,as sensações.

Laurus nobilis disse...

Conheço... e a sua degradação é um facto! Por exemplo, os jacintos de água são uma praga a que urge pôr fim...

forteifeio disse...

Dylan

adorei a luz dessa foto.

Pronúncia disse...

Já lá não vou há uns anos. A lembrança que tenho do local são mesmo os patos...

Será que ainda por lá andam?!...

Pulha Garcia disse...

A fotografia é lindíssima.

PS- Vou a Ancora no próximo fds por causa dum casamento. Vou ficar dois dias. Alguma sugestão do que deva ver?

Carlos Barbosa de Oliveira disse...

E está-se muito bem na Pousada!

Pronúncia disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.