segunda-feira, 1 de abril de 2024

Sanatório do Seixoso - Borba de Godim (Felgueiras)

A mata do Seixoso, em Borba de Godim, Felgueiras, esconde um edifício fantástico que foi o primeiro Sanatório particular em Portugal, depois Casa de Saúde e mais tarde Estância de Hidroterapia. Na década de 20, as águas da Fonte de Juvêncio foram engarrafadas devido à qualidade mineral das mesmas, tendo sido chamada de "Evian portuguesa". Aqui, entre árvores centenárias e 30 hectares de vegetação luxuriante, esteve hospedada a poetisa e feminista Florbela Espanca. Junto ao Challet encontra-se a "Villa Elisa", onde residiam os proprietários. 

     













Acessos: Chegando à cidade da Lixa, tomar a estrada para Borba de Godim. Depois de passar a Igreja Matriz e a Quinta do Paço de Borba, virar à esquerda para o lugar de Vilar. Prosseguir em direcção à Rua do Seixoso, primeiro por uma estrada asfaltada e depois em paralelos. Quando chegar ao final, apanhar o estradão em terra batida que está em frente (não tenha medo, o caminho está em bom estado pois é usado frequentemente para provas oficiais de rali). No primeiro cruzamento, junto às vinhas, estacionar o automóvel e subir a pé pelo estradão da direita. O sanatório encontra-se a 100 metros deste ponto.


N.B.: Lembre-se que está em propriedade privada, peça autorização para entrar no terreno e fotografar. Existem dois cães de guarda nas traseiras do sanatório. Apesar de estarem presos e parecerem simpáticos, não invada o anexo onde eles se encontram. Não traga nada além de fotos. 

Sem comentários: