segunda-feira, 25 de março de 2019

Moinhos de Jancido (Gondomar)










Antigamente existia um caminho de ferro que servia para transportar carvão proveniente das minas de Midões que se situavam na confluência das freguesias de Gens, Foz do Sousa e Covelo. Já não existe os carris por onde passavam os pequenos vagões puxados por uma pequena locomotiva a vapor. Agora existe um percurso pedonal sinalizado, mas a "linha férrea" ainda continua a ser atravessada por vários veios de água que alimentam oito moinhos. Estes foram recuperados de forma voluntária e sem qualquer tipo de apoio por um grupo de amigos. Junto dos moinhos encontra-se a queda de água da ribeira de Caia-Águas e uma pequena gruta.   
Podemos ainda descer a Longras, local onde foi construída uma ponte sobre o rio Sousa, também com a ajuda da população. Aqui são abundantes as espécies autóctones (soutos, carvalhais, pinheiros mansos, sobreirais, loureirais), um oásis no meio de tanta implantação de pinhais com eucaliptais.




Acessos: Quando chegar à nova Igreja de Jancido, deixe o automóvel e tome a Rua das Longras. Não aconselho descer a via com o automóvel por ser estreita e não estar em boas condições. Apesar do percurso pedestre não estar homologado, está muito bem sinalizado. 

Sem comentários: