sábado, 1 de agosto de 2015

Pego das Pias - Odemira


                                                          Foto: PhotoArch
                         
Entre S. Luís e Odemira, situado na zona norte da Freguesia de S. Salvador,  na zona dos Ameixiais,  isolado , entre rochas altas e um verde luxuriante, existe um lugar  muito especial, o Pego das Pias.
O seu nome tem origem nas diversas cavidades circulares na rocha, provocadas aparentemente por redemoinhos numa altura em que o nível das águas no local era superior ao actual, pelo menos a avaliar pelas marcas deixadas na rocha. A força do caudal das águas associada ao declive da zona deverá ter provocado os redemoinhos que perfuraram a rocha criando as chamadas "pias" . Vale a pena parar, olhar o verde sem marcas de intervenção humana e mergulhar numa das piscinas naturais ali formadas.

Para chegar ao Pego das Pias , partindo de Odemira siga a Estrada Nacional nº 120 em direcção a S. Luís, percorra cerca de 6 Km até chegar a uma ponte que passa sobre a ribeira do Torgal, um dos principais afluentes do rio Mira. Junto à ponte , do lado direito, existe um caminho em terra batida que deverá percorrer até ao fim , sempre com a ribeira do lado esquerdo.

1 comentário:

obsoletizados disse...

Convido-o para que faça dinheiro com este tipo de conteúdos.
Quem gosta de redes sociais e quer ganhar uns € extra, inscrevam-se no "Tsu"!
É só por convite!
Deixo aqui o link para os interessados:
https://www.tsu.co/Samgom