sábado, 16 de abril de 2011

II Festival de Pão-de-Ló de Felgueiras (16 e 17 de Abril)


Primeiro Festival de Pão-de-Ló de Felgueiras foi mais uma ponte entre Norte de Portugal e Galiza from A Voz Local TV on Vimeo.


O imponente Mosteiro de Pombeiro acolhe esta iniciativa da Câmara Municipal de Felgueiras que visa promover a doçaria tradicional, nomeadamente o pão-de-ló, aproveitando para dinamizar a actividade do sector, tendo em conta as várias receitas tradicionais a nível local, nacional e internacional, sendo complementado com outras actividades de carácter recreativo, cultural e comercial. Estará também em evidência a doçaria tradicional do Vale do Sousa, a doçaria tradicional da Galiza, produtores de amêndoas, chocolates, vinho e licores. O destaque óbvio vai para o Pão-de-Ló de Margaride, com quase 300 anos de existência. É cozido em forno de lenha em formas de barro não vidrado. Estas formas constam de três tigelas, duas iguais e uma mais pequena, sendo esta colocada invertida no centro de uma das outras tigelas formando um cano. Depois de forrada com papel grosso, em quadrados sobrepostos, a massa é aí deitada, os bicos do papel virados para dentro e depois tapada com a outra tigela.

Aproveite também para conhecer a Rota do Românico do Vale do Sousa com programas especiais dedicados ao evento.



2 comentários:

MARIINHA disse...

Olá Dylan,

Gostei muito deste post, ficámos a saber como é feito o saboroso Pão-de-Ló. Vi também os teus últimos posts, e gostei como sempre.Obrigada por toda esta informação. Desejo-te um excelente domingo. Bjks

Isa GT disse...

Só falta um pratinho com uma fatiazita ;)

Bjos