sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Reserva Natural Local do Estuário do Douro (V. N. de Gaia)






O Estuário do Douro, situado entre as margens das cidades do Porto e de Vila Nova de Gaia tem uma extensão de cerca de 54 hectares, englobando a Baía de São Paio (frente do estuário) e a zona arenosa do Cabedelo, Canidelo (parte final do estuário). Dada a sua localização, é um dos melhores locais existentes nesta região para a observação de aves designadamente as espécies migratórias e limícolas. As areias do estuário servem de abrigo e alimentação a muitas outras espécies e diversas nidificam nas areias e dunas do Cabedelo e na ilhota existente no Estuário. O Cabedelo constitui assim um importante elemento natural de defesa do estuário contra o avanço do mar, particularmente em situações de temporal.
Ao longo do ciclo anual, no estuário do rio Douro vêem-se guarda-rios, bandos de corvos-marinhos e de garças-reais, garças brancas e papa-ratos, maçaricos-das-rochas e rolas-do-mar, tarambolas e seixoeiras, piscos-de-peito-azul e gaivotas de diversas espécies, entre muitas outras aves.











8 comentários:

Joan González disse...

HOLA

GRACIAS POR LA VISITA... Y A TOPE CON LAS FOTOS

SALUT
JOAN

Isa GT disse...

Gostei de ver... e de saber os pormenores.

Bjos

Black Quetzal disse...

Por acaso na revista CAIS de Novembro, havia vários artigos sobre os reservas naturais, esta também estava presente e depois disto fiquei ainda com mais vontade de lá ir.

Marce disse...

He estado viendo tus fotos de lugares de Portugal, y me parecen verdaderamente preciosas. Felicidades y gracias por tu visita a mi blog.

Dejemonos sorprender disse...

Hola, hermosas fotografías de ese lugar.. me gusta como se ve..

Luis Antunes disse...

esta é minha mensagem de natal para todos os blogues que estou a seguir

Natal...
É o mês de confraternização Agradecimento pela vida
Bênçãos ao filho de DEUS
União, amor, reflexão!

Que o bom velhinho traga um saco cheinho de paz,
harmonia, fraternidade
Que o gesto de ternura se estenda de várias mãos
Que ao som dos sinos
O amor exploda em todas as direções!

FELIZ NATAL!
UM ANO NOVO DE FÉ E SUCESSO!

luis Antunes

Ángel disse...

Cuanta calma y serenidad transmiten estas tres fotografías. Excelente reportaje.
Un abrazo

Marilu disse...

As festas natalinas chegaram e mais do que nunca é hora de falarmos de paz, de vivermos em plenitude a mensagem de Cristo; Natal é sinônimo de família, de união de aproximação das pessoas,e quando essas pessoas se sentem próximas é sinal que o sentido do Natal se realizou. Tenha um lindo e abençoado Natal. Beijocas