quinta-feira, 8 de julho de 2010

Regata dos Moliceiros - 10 de Julho - Aveiro




Os barcos moliceiros são um dos emblemas de Aveiro. Em forma de meia-lua têm mastro e leme de grandes dimensões. O seu pequeno calado permite-lhes mover-se nos canais menos fundos, sendo, nessas circunstâncias, movido à vara. Destinavam-se à colheita e transporte de moliço (vegetação da Ria, utilizada para fertilizar os campos agrícolas), mercadorias e gado. O moliço, outrora fonte de subsistência, deixou praticamente de ter serventia. Outra coisa que os torna únicos é a decoração, emprestando cor, alegria e vida à Ria de Aveiro. São pintados com cores fortes e desenhos, representando os mais diversos temas, desde cenas românticas ou religiosas, a motivos humorísticos. Este tipo de embarcação tradicional é fabricado na zona de Pardilhó, nos concelhos de Ílhavo e Murtosa e, claro, em Aveiro.
A Câmara Municipal de Aveiro, consciente do valor etnográfico que o Barco Moliceiro encerra, tem vindo a adquirir alguns exemplares ficando-­lhes reservadas tarefas ao serviço do Turismo. A 25ª. Regata dos Moliceiros realiza-se no próximo sábado, dia 10, com partida da Torreira prevista para as 14h00 e a chegada junto à antiga Lota, em Aveiro.

6 comentários:

Isa GT disse...

O moliço, na agricultura, seria biologicamente muito melhor que os químicos, mas não dariam a ganhar dinheiro às multinacionais gananciosas, assim preferimos ficar envenenados.
Também já quase conseguiram acabar com a nossa agricultura, ainda bem que tentam preservar os barcos moliceiros.

Beijinhos

Laurus nobilis disse...

Bem lembrado! Não podemos deixar morrer as embarcações tradicionais portuguesas... E nestas, os moliceiros continuam a ser um verdadeiro símbolo nacional!

pepita chocolate disse...

Quem alguma vez tiver oportunidade de andar de moliceiro, não deve perdê-la. Irá lamentar-se depois.

Aveiro tem mais encanto com os seus moliceiros coloridos.

Bjs

Manuela disse...

Sempre que vou a Aveiro, dou um passeio de moliceiro; já o fiz em todas as estações do ano e nunca me canso, pois esta cidade não seria a mesma, sem os seus barcos típicos!

Pronúncia disse...

Aí está uma regata cheia de colorido e numa zona muito bonita... vale a pena a visita!

Joanna Durczok disse...

Beautiful:)

Thanks for viiting my blog - I hope You will drop by from time to time?:) greetings from Poland.