quinta-feira, 25 de março de 2010

Semana Santa em Braga ( 24 de Março a 4 de Abril)



Bastião do cristianismo desde os primeiros séculos, é Braga a terra portuguesa que celebra a semana Santa com maior esplendor. Toda a cidade parece transfigurada pelas decorações alusivas à quadra pascal e os passos altares de rua enchem-se de luz, velas e flores, realizando com a sumptuosidade das igrejas. É a melhor altura para serem visitadas as muitas igrejas que se ornamentam convenientemente para que um descrente, como eu, as percorra. As suas imponentes procissões - a que se associam as autoridades eclesiásticas , civis e militares -, têm muito de diferente e tornam-se, por isso, verdadeiros cortejos de gala.
Braga conjuga, este ano, as tradicionais celebrações religiosas com uma forte componente cultural. Além dos eventos de pendor religioso, haverá concertos, exposições e um espectáculo de ballet.
A Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal vai incluir a Semana Santa de Braga numa candidatura a fundos comunitários com vista à projecção internacional do turismo religioso.

5 comentários:

Isa GT disse...

Este post para mim é difícil de comentar, tenho um "bocadinho" de alergia, a demonstrações fabricadas. Prefiro as que nos são dadas, pela mãe Natureza, sem corantes nem conservantes ;-)

César João disse...

Sem dúvida alguma que Braga o faz lindamente, e com muita devoção.Espero que assim continue,pois não tenho dúvidas que assim será.

R disse...

Olá Dylan,
Nunca assisti às festividades da Semana Santa em Braga. Mas pelo que tenho visto na TV, é a cidade portuguesa que melhor celebra essa quadra. Em Espanha é Sevilha.

Pronúncia disse...

Já há muitos anos que não assisto a nenhuma das procissões desta quadra... a cidade fica cheia, especialmente de turistas!

Da Páscoa a única coisa que ainda comemoro é mesmo o tradicional almoço de família à qual adicionei os amigos... resultado, montes de gente cá em casa! Sabe bem!

N.A. disse...

A meu ver é turismo e uma das melhores futuras fontes de receita portuguesas. Parece-me uma grande ideia uma vez que o legado de beleza das construçoes religiosas são uma mais valia portuguesa.