domingo, 15 de março de 2009

Portas de Ródão (Vila Velha de Ródão / Nisa)



As Portas de Ródão, onde o Tejo, o mais importante rio da Península Ibérica, corre entrincheirado, submisso, entre gigantes quartzíticos pré-históricos, servem de habitat para a maior colónia de grifos do país, são um local privilegiado para a investigação de fauna e avifauna, onde podem ser observadas 116 espécies de aves, muitas delas consideradas em vias de extinção e algumas raras, das quais se destacam a cegonha-preta, milhafre real, abutre-preto, águia perdigueira, narceja, bufo-real, ferreirinha-serrana e papa-moscas.
Como se trata de uma zona com baixa densidade populacional, nas portas de Ródão é ainda possível observar animais selvagens, como o javali, o veado, a raposa, o ginete, a lebre, o coelho, o saca-rabos, o gato bravo e as lontras. Quanto aos peixes também são diversas as espécies que predominam, destacando-se o Barbo, a Boga, a Carpa, Lúcio, Achigã, Enguia, Perca, Tença, Lagostim, o Sável e o Bordalo.
O acesso para este monumento natural é feito pela A 23 com saída em Vila Velha de Ródão.

8 comentários:

Viajante disse...

Lindíssimo. Quero conhecer.

Abraço

Helena de Tróia disse...

Olá! obrigada pelo comentário no "meu" Mosteiro de Proussos. De facto, os Mosteiros de Meteora são outros. Já os postei aqui: http://terra-deuses.blogspot.com/2008/10/meteora.html. Esses são bem mais espectaculares do que o de Proussos, e ficam mesmo em Meteora não em Salónica. Pode obter mais informações neste link que também está no lado direito do meu blog: http://www.meteora-greece.com/index.htm. Obrigada pelo interesse!

Sou de um Clube Lutador disse...

Caro Dylan,
Para quando umas fotos da terra quente transmontana das zonas de Vila Flor, Mirandela, Valpaços...
Tem paisagens lindas onde nos sentimos muito pequeninos, umas autênticas formigas, dando a sensação que podemos levar uma pisadela a qualquer instante :)
Abraços
..

dragao vila pouca disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Helena de Tróia disse...

olá! Receio bem que não vá existir nenhum post sobre Cefalónia...:-(..nunca lá estive! e os projectos para 2009 são para Lefkada, por sinal uma ilha muito próxima de Cefalónia. Também já postei sobre a ilha de Zakynthos (http://terra-deuses.blogspot.com/2008/12/pr-do-sol-de-inverno.html e também http://terra-deuses.blogspot.com/2008/11/prmio-foto.html), que é também próxima de Cefalónia. De facto, as ilhas do mar Jónico foram as que mais gostei.

Luantes disse...

Ola meu caro
parabens por este blog que é uma classe
Só um pequeno reparo: Vila Velha de Ródão é Castelo Branco e não Nisa
se quiseres publicar algo mais da minha beira baixa eu tenho muitas fotos
um abraço

wednesday disse...

Olá:)

Eu prometi que vinha ver as tuas usgestões, pois também gosto muito dos recantos deste nosso país. Estava a ver e à primeira vista deixo dois comentários, já que sou Alentejana de Portalegre. Fico contente por reconhcerem que Marvão devia ser património da Humanidade. Apesar de agora morar em Lisboa, toda a minha família mora ainda em Portalegre e morei lá até aos 18 anos. E vou lá todas as 2 semanas. E da casa dos meus pais (e onde morei) vejo Marvão da janela... E nunca me canso!...
Quanto a este post, é de facto um dos muitos passeios que se podem fazer. Mas deixo aqui o link para "condimentar" melhor esse passeio... :)
http://h2otinto.blogspot.com/2009/03/roteiro-de-fim-de-semana.html

Dylan disse...

Caro Luis Antunes,

Este post não é sobre Vila Velha de Ródão mas sobre o Monumento Natural "Portas de Ródão" que fica situado em dois concelhos: Nisa e V. V. de Ródão, pois abrange as duas margens do Tejo.