quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Castelo de Monforte (Chaves)



O castelo de Monforte de Águas Frias, situada numa das escarpas da serra do Brunheiro, supõe-se ter começado a ser edificado, no reinado de D. Afonso III, ou terá sido durante este reinado que se iniciaram as reformas que lhe deram a actual configuração, aproveitando uma fortificação mais antiga.
As obras prolongaram-se até ao reinado de D. Dinis, concluindo-se em 1312, sendo desta data a Torre de Menagem. No século XV, o castelo voltou a beneficiar de obras, nomeadamente da construção de um fosso.
Outras obras tiveram lugar em consequência da Guerra da Restauração da Independência portuguesa, tendo em vista a sua modernização para o uso de artilharia.
Classificado como Monumento Nacional, beneficiou de intervenções com vista à consolidação e recuperação das estruturas, construídas em granito, que resistiram ao abandono e ao tempo.
Esta fortificação domina a paisagem com a sua torre quadrangular, dividida interiormente em três pavimentos, existindo no inferior uma cisterna e o piso intermédio é acedido através de uma porta que se abre para as muralhas.

6 comentários:

maria disse...

Saudades de uma merenda numa escondida sombra,apetite desta paisagem magnífica de aromas e silêncio feita.

Há tanto tempo que não como um pastél de Chaves!

Rubi disse...

Um blogue sobre viagens, e locais tentadores, que me vai ensinar muito sobre Portugal. Infelizmente nao conheco o suficiente ;)

forteifeio disse...

Concordo com Rubi, tu conheces cada coisa cá no "quintal"

Mário Silva disse...

Foi com agrado que descobri este blog e ainda mais por mostrar os belos lugares que este cantinho à beira mar plantado tem de belo e que merece ser visitado.
Ainda mais me alegrou que não foi esquecido o Castelo de Monforte do Rio Livre, na freguesia de Águas Frias (Chaves).
Ele é o ex-libris da Aldeia de Águas Frias, de onde se tem vistas deslunbrantes desde o vale da chaves até terras de Espanha. tem boas sombras e um bom local para se fazer umas belas merendas, e se for com um bom naco de presunto e um salpicão regado com um tinto, ainda melhor.

Um abraço
Mário Silva

http://aguasfrias.blogs.sapo.pt

Pronúncia disse...

Estive lá este domingo... e enquanto procurava uma foto, adivinha para onde o Google me mandou?! Para aqui... ;)

Dylan disse...

Pronúncia,

Eheheh, vês, pouco adianta andares a evitar-me.:)
Mas confesso: esta foto foi surripiada da net.

Ahahahahahah!