sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Aldeia de Couce (Valongo)


Partilhadas por três concelhos, as serras de Santa Justa, Pias e Castiçal têm uma extensão de 2533 hectares, 800 dos quais estão localizados no concelho de Valongo. Gondomar e Paredes partilham o restante território.
A pequena aldeia de Couce, situada no concelho de Valongo, junto da Serra de Santa Justa, mantém os traços originais das habitações, o que lhe confere o carácter pitoresco pelo qual é conhecida e destacada por todos os que a visitam.
A mudança necessária à qualidade de vida das poucas famílias que ainda ali habitam foi iniciada em 2007 com os trabalhos de requalificação levados a cabo pela Câmara Municipal de Valongo. Foi construído um "Corredor Ecológico" que liga a aldeia ao centro da cidade de Valongo, permitindo percorrer de forma pedonal cerca de 10 quilómetros. Da empreitada fez também parte a construção do estradão de acesso ao aglomerado. A acessibilidade à aldeia era um dos problemas de Couce, uma vez que a estrada era em terra batida, dificultando muito a circulação automóvel que se agravava em dias de chuva. Os caminhos da pequena aldeia foram repavimentados com calçada à antiga portuguesa. Para a recuperação completa de Couce ficou a faltar a requalificação das próprias habitações, que já foi alvo de uma candidatura há cerca de quatro anos.
Estes hectares em Valongo foram classificados como Sítio da Rede Natura 2000 e neles podem ser relevantes espécies de fauna e flora, designadamente nove espécies de animais, como o morcego-de-ferradura-grande ou o morcego-de-peluche

6 comentários:

Unknown disse...

o paraíso que teima em não se deixar esquecer.
e algo ajuda a não deixar entrar o alzheimer do portugal profundo.
parabéns amigo!

Dylan disse...

Obrigado Arucci. São palavras que estimulam a minha alma.

Constantino disse...

Nesta ultima semana, por motivos profissionais (ligados ao Turismo) tive que percorrer todo o Algarve para elaborar itinerários. Descobri lugares absolutamente fant+asticos que me eramd esconhecidos, apesar de morar no Algarve, mas acima de todos está a raia Algarvia, junto ao Guadiana, entre Alcoutim e a aldeia de Guerreiros do Rio. Recomendo vivamente um fim de semana nesta zona.

Anónimo disse...

Parabéns, um belo blog, fotos fantásticas. Cumprimentos

ZeCarlosM disse...

Parabéns Dylan. Pelo teor de alta qualidade e utilidade do seu blog!

Tive o "previlégio" de ainda conhecer Couce, Beloi...sem estradas e sem energia!...Saudade da "tasca" do sr Vicente, o moleiro, que lá arranjava sempre uns petistos para os montanheiros!

Eumesma disse...

Podes e deves de contar os segredos que esconde o nosso Tugalito...:-)

Obg pela visita ao meu blog, volta sempre e irei regressar aqui com toda a certeza, novamente.