sábado, 25 de abril de 2009

Corno de Bico (Paredes de Coura)


Foto gentilmente cedida por Gomezzz

A Paisagem Protegida situa-se nos limites administrativos sudoeste do concelho de Paredes de Coura, onde confronta com Arcos de Valdevez e Ponte de Lima.
A classificação desta área como Paisagem Protegida através do Decreto Regulamentar nº21/99, de 20 de Setembro, visou a adopção de medidas para a conservação da importante mancha de carvalhal e a promoção do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardados.
Enquadrada por uma envolvente essencialmente montanhosa integra as cabeceiras dos três principais cursos de água do Alto Minho - Labrujo, Coura e Vez - e possui uma extensa mancha florestal com predomínio do carvalho-alvarinho. O branco e o cinzento granítico das aldeias e lugares, harmoniosamente integrado na paisagem, contrasta com os variados tons de verde, pelas encostas em socalcos, bordejados por finas sebes de arbustos, que se estendem até aos ribeiros de águas transparentes. Relativamente à fauna, podem observar-se espécies como o lobo e a toupeira de água, com estatuto de protecção, a lontra, o tritão palmado, a gineta, o corço e o javali, entre outras.