quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Torre da Universidade de Coimbra




 A Torre da Universidade de Coimbra reabriu ao público para visitas guiadas, após uma reabilitação que durou cerca de um ano e foi financiada por antigos estudantes e por um conhecido Banco.
O restauro pretendeu devolver à Torre a sua dignidade visual, nomeadamente a limpeza e restauro da pedra, a substituição das caixilharias e o reforço das condições de segurança, iluminação, informação e meios de comunicação.
Do alto dos seus 34 metros (altura equivalente a um prédio de 12 andares), a Torre Universitária de Coimbra, o maior símbolo da instituição, vigia a cidade. Foi edificada entre 1728 e 1733 por António Canevari, local onde os visitantes têm à sua espera a árdua tarefa de vencer os 180 degraus de escada em caracol. O remate em forma de terraço é uma das características da Torre, que aloja, além dos relógios, três sinos, que regulam o funcionamento do ritual da Universidade e são conhecidos entre os estudantes por "Cabra, Cabrão e Balão".
Esta intervenção monumental fez parte de um vasto plano de recuperação e valorização da Alta Universitária, no âmbito da candidatura da Universidade de Coimbra a Património Mundial.
Ir ver a Torre da Universidade e não visitar a Biblioteca Joanina, é como ir a Roma e não ver o Papa.





14 comentários:

  1. Tânia,

    É um bocado caro: 10 euros (talvez o preço seja assim por levar um guia). Apenas será gratuito para a comunidade universitária.

    ResponderEliminar
  2. Pois... têm a sua lógica.. e deve ser só para a comunidade universitária de Coimbra... mas talvez tenha descontos para a comunidade universitária do resto do país.. (que é o meu caso :) )

    ResponderEliminar
  3. Boa Noite! Dylan

    Bonita essa torre! Quais são os cursos de maior prestígio nessa univerdade? Tem pós-graduação na área de literatura?

    Abraços,
    Lu

    ResponderEliminar
  4. Pena o vídeo ser tão tremidinho...


    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Luciane Morais,

    Bom dia.

    A Universidade de Coimbra é das mais antigas da Europa, suplantando mesmo outras com o prestígio da Universidade de Roma e Florença. É, neste momento, dentro de Portugal e Espanha, a Universidade que tem a maior percentagem de estudantes estrangeiros matriculados. Também possui um Programa de Licenciaturas Internacionais que foi acordado com o Brasil em 2010, prevendo-se a chegada de mil estudantes nos próximos cinco anos. As Faculdades de Direito, Medicina e Letras gozam de excelente reputação.

    ResponderEliminar
  6. A minha Coimbra!!
    Vale mesmo a pena cada eurito para visitar ;) não se arrependem!!

    ResponderEliminar
  7. Buen lugar para visitar, subir a la torre y gozar con las panorámicas.


    Un abrazo,

    Luis.

    ResponderEliminar
  8. É isso, já fui a Roma e não vi o Papa, e a Coimbra e não vi a biblioteca Joanina. Enfim, pecados.

    Saudações do Roadrunner!

    ResponderEliminar
  9. ººº
    Morei aqui perto nos 1ºs anos da minha vida...

    Abraço

    ResponderEliminar
  10. Que saudades... há coisas que não voltam mais, mas a doce recordação dos momentos que vivi "protegida" por essa torre são apenas meus. Saudade, algo maravilhoso que nos pertence.

    Obrigada pelas memórias.

    ResponderEliminar