Se existem praias de uma beleza natural invulgar esta é uma delas. Estendo-se por dois quilómetros, a quase selvagem Praia do Rodanho tem uma das dunas de maior altitude do norte de Portugal, protegida por longos percursos entre passadiços de madeira, dos quais é possível apreciar a fauna e flora. Aqui desagua a ribeira da Anha que contribui para valores ambientais únicos. Com a recente criação da Ecovia do Litoral Norte, a criação de uma rede de circuitos cicláveis e pedonais, tornou acessível esta praia nomeadamente a quem procura sossego sem descuidar a oferta ambiental e turística.
Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quinta-feira, 26 de abril de 2018
domingo, 8 de abril de 2018
Mafómedes (Baião)
Há muitos anos que tinha o desejo de conhecer Mafómedes, a aldeia mais remota do distrito do Porto, isolada na serra do Marão. Só em 2008 ganhou uma estrada, construída por cima daquele caminho de terra, sinuoso e esburacado que a ligava ao concelho de Baião. Foi também graças a Jorge Sampaio que a aldeia ficou no mapa, pois em visita ao lugar conheceu duas gémeas de 10 anos com bom aproveitamento escolar, mas cujos pais, por dificuldades económicas e de acesso, as impediam de continuar a estudar. O então presidente da República da altura convenceu os pais das crianças a deixarem-nas regressar à escola e prontificou-se a mudar o cenário dos habitantes locais. Fiz-me então ao caminho para ver as "150 cabras, 14 cães, 4 vacas, 23 pessoas" e a Tasca do Valado, restaurante de qualidade, erguido por alguém - o verdadeiro empreendedor - que não teve medo de apostar no turismo e restauração, neste paraíso longínquo. A maior parte dos habitantes dedica-se à pastorícia e a uma agricultura familiar de subsistência.
#mafomedes #tascadovalado #baiao #serradomarao