Mergulhar numa piscina rodeado por estratos fósseis com cerca de 480 milhões de anos não é muito comum. As imponentes arribas revelam esta espantosa riqueza comprovando que este local era uma zona oceânica há muito tempo atrás. As águas da barragem de Penha Garcia que retêm o Rio Pônsul alimentam o açude e abaixo do paredão da mesma existem velhos moinhos de rodízios acompanhando o curso do rio, outrora o maior conjunto de unidades moageiras do concelho. O local não tem infraestruturas de apoio mas possui uma fantástica cascata. A região foi classificada como Biótopo da Serra de Penha Garcia e engloba o território do Geopark Naturtejo da Meseta Meridional.
N. B. - Quem trouxer crianças, não aconselho a deslocar-se à praia pelo percurso pedestre PR3 "Rota dos Fósseis", nomeadamente o caminho que vai da encosta do castelo ao paredão da barragem. A alternativa é procurar o Centro de Dia e percorrer a Av. Joaquim Mourão Lopes Dias até ao final, seguindo depois a pé.
No inverno fiz o percurso das aldeias históricas e acabei por não ter tempo de visitar Penha Garcia, com muita pena. Tenho que lá voltar e dar um mergulho na praia fluvial.
ResponderEliminar¡Besos!
ResponderEliminarEs la primera reseña que veo, y aunque me llamaba la atención, quizá no creo que me guste demasiado...