Inspirado pelo Fado, o Cante Alentejano vai apresentar a candidatura a Património Imaterial da Humanidade através da UNESCO. Cantado unicamente por homens, de camisola aos quadrados, lenço ao peito e chapéu na cabeça, representa a cultura popular tradicional do povo do Baixo Alentejo. A Câmara Municipal de Serpa está a dinamizar o apoio e o envolvimento de todos os municípios em que existem grupos de cante alentejano. A salvaguarda deste património é assegurada, igualmente, pela crescente inclusão do seu ensino nas escolas locais, facto que induz também a sua transmissão inter-geracional.
O Cante Alentejano é uma espécie de crónica da vida do povo trabalhador, rural, que frequentava as antigas tabernas depois de um dia de árdua labuta nos campos.
Também merece. Gosto desta pagina bem Portuguesa. Conhecer um pequeno e grande País através do seu trabalho.
ResponderEliminarPartes que não conhecia e fico encantado com tanta beleza.
As armadilhas que retratei, existem por todo o lado, quanto mais se desarmam, mais aparecem. A procura em restaurantes e bares deve ser grande, depois origina esta matança.
Votos de um excelente Ano Novo.
E viva ao nosso Portugal, temos tantas coisas lindas por explorar.
ResponderEliminarTenho orgulho em ser português .
Abraço
Hoje passei por aqui, há muito que não vinha, fiquei verdadeiramente encantada...maravilhoso continuares com um blogue assim, bem hajas. Obrigada e um abraço.
ResponderEliminar