O Centro de Interpretação Geológica de Canelas é um Museu particular que tem servido para o estudo, preservação, e divulgação da origem da vida, da evolução e transformação do nosso planeta. Situado nas cercanias da “Pedreira do Valério”, permite observar fósseis de invertebrados do Ordovícico Médio, com 465 milhões de anos, entre os quais as mais raras espécies de trilobites do mundo. Ali está fossilizado um conjunto de seres que habitavam e dominavam os mares, três vezes mais antigos do que os dinossauros, numa altura em que a Terra era estéril e onde não existiam ainda plantas.
As trilobites gigantes de Canelas fazem parte dos 41 geossítios do projecto Geopark Arouca - um território do concelho de Arouca com limites bem definidos e que possui um notável património geológico aliado a toda uma estratégia de desenvolvimento sustentável, tendo em vista a atracção de um turismo de elevada qualidade baseado nos valores da Natureza e da Cultura.
Como é bom poder preservar pedaços do nosso passado longinquo, adoro arqueologia...conta nossa história.. Lindo lugar..Beijocas
ResponderEliminarNão conhecia. fico feliz por preservarem o nosso passado...
ResponderEliminarLa naturaleza siempre nos ofrece rincones de especial belleza. Buena muestra de fotografías.
ResponderEliminarSaludos
Parece ser um sítio muito interessante a visitar. Na próxima vez que formos para os lados de Arouca, iremos fazer por o ver.
ResponderEliminarolá,
ResponderEliminaré um lugar que tenho de por na minha agenda para ir visitar.
Gostei de conhecer :)
ResponderEliminarBjos
é engraçado k eu hoje lembrei-me desta terra e nem sei porquê.
ResponderEliminarbonito escaravelho!
É sempre um prazer entrar neste blog, Dylan. Farto-me de aprender e retiro grandes ideias.
ResponderEliminarEste blog é, sem qualquer favor, muito mais útil e interessante do que 99% dos blogs que conheço. E incluindo o meu.
(adorei a cena da bandeira do SLB ... que classe de reportagem!)
ººº
ResponderEliminarPost's em dia do meu aniversário têm outra qualidade, loool
BELAS IMAGENS
Abraço
Obrigado a todos pela visita, especialmente aos novos participantes.
ResponderEliminarPulha,
Nem sei o que dizer, pá, mas que sabe bem ouvir isso lá isso sabe.
wonderful series of shots sure looks like an interesting place
ResponderEliminarTengo proyectado un viaje por tierras del Algarve para el curso próximo y me alegro de haber encontrado tu blog porque ese museo será uno de los sitios de visita segura. Saludos
ResponderEliminarPerdona Dylan, pensaba que Canelas estaba al sur de Portugal y ahora se que está más al norte. De todas formas alguna vez que haga mis incursiones por Portugal, que me gusta muchísimo, procuraré incluir ese museo en mi ruta. Saludos.
ResponderEliminarPepe,
ResponderEliminarCanelas pertence ao concelho de Arouca, distrito de Aveiro. Quer entre por Fuentes de Oñoro, Tuy ou Quintanilha (Bragança), é relativamente rápido chegar ao destino.
Deve se bastante interessante. Registo a dica...
ResponderEliminarMUY BUENAS IMAGENES, LA NATURALEZA SIEMPRE NOS SORPRENDE.
ResponderEliminarUN BESO DESDE ARGENTINA
Que interesante este lugar! Las fotos estupendas. Abraço!
ResponderEliminar