A Viagem Medieval (VM) é o maior evento de recriação histórica medieval do país. A 14ª edição retrata o reinado de D. Afonso IV, sendo recriado o período em que o Condado Portucalense passou a Reino de Portugal. Com características únicas no país, este projecto diferencia-se pelo rigor histórico, dimensão (espacial e temporal) e envolvimento da população e associativismo local, reforçando uma vasta equipa de mais de mil pessoas de diversas áreas, das quais 250 em regime de voluntariado.
Centrada na recriação de episódios e acontecimentos que marcaram a história local e nacional da Idade Média, a VM começou por realizar-se no Castelo, mas rapidamente, se expandiu para todo o centro histórico e zona envolvente, ocupando actualmente uma área de 40 hectares. Entre as novidades, está o espaço dos Arautos Celestes, dedicado à astronomia medieval, que resulta de uma parceria com a Fundação Navegar, que gere o Centro Multimeios de Espinho e o seu planetário.
Sombras do Castelo é outro evento novo, que envolve uma visita nocturna ao Castelo da Feira, que se revelará aos visitantes como lugar de assombração...
Este evento - cuja realização envolve diariamente 1100 pessoas, entre elementos da organização, actores (mais de 400), mercadores (40) e mais de uma centena de artesãos, figurantes e colaboradores em regime de voluntariado - atrai diariamente 50 mil visitantes.
nice. nice blog. abraço.
ResponderEliminarSó há uma coisa de que não gosto nas feiras medievais: o mar de gente.
ResponderEliminarNão gosto de não ter onde estacionar. De não ter onde comer. And so on.
De resto, amo!! Costumo ir sempre à de Aljubarrota. Adorei a de Castro Marim.
Agora tenho o projecto de ir à única Feira Islâmica em Portugal, em Mértola. É algures em Maio, penso. Mas, lá está, não se consegue alojamento nessa altura...
Kiss
O sítio é lindo, mas como de costume... no Norte do País ;)
ResponderEliminarBjos
Gosto, gosto! E mais uma vez lá estamos :D
ResponderEliminarOlá, te vi no blog de amigos em comum e vim conhecer teu espaço. Adorei gosto muito de coisas medievais, e sendo filha de portugueses sempre ouvia essas maravilhosas histórias. Estou te seguindo. Beijocas (se tiver um tempinho de uma passadinha no Devaneios)
ResponderEliminarHI, Thanks for visiting my blog... I couldn't find a way to translate yours... Did I just miss it????
ResponderEliminarPlease come back to my blog anytime.
Betsy
Marcamos presença todos os anos e lá estaremos de novo no próximo sábado, no meio da multidão, de sentidos bem apurados a respirar história.
ResponderEliminarDylan;
ResponderEliminarBelo post de referência à história de Portugal e de um Castelo e cidade que conheço muito bem que é Santa Maria da Feira, já que tenho familiares em Canedo.
Essas viagens medievais são impressionantes de história e cultura.
Parabéns por nos mostrares esses eventos.
Grande abraço.
Osvaldo
Neste blogue recupera-se, revive-se, faz-se renascer a história. Como gosto dessas ceconstituições. Transportam-nos para as raízes da nossa nacionalidade.
ResponderEliminarRevivem-se as tradições, os tempos difíceis, as lutas, os torneios, os cantares. A nossa proximidade com Galiza e o linguajar típico de Miranda do Douro (que é um encanto para os olhos e para o paladar).
Parabéns pelo blogue.
Parabéns pelo espaço de divulgação de eventos e das belezas naturais, paisagísticas, arquitectónicas e culturais nacionais. A acompanhar no futuro.
ResponderEliminarSaudações do Roadrunner!
Olá,
ResponderEliminareste é um lugar que um dia terei de visitar
Cumprimentos
Fiquei a conhecer este evento aquando da minha chegada a Portugal. Ficou muito em cima da hora planear uma ida a este evento, mas ficou prometido e combinado visita-lo num outro ano. Por isso este ano apenas visitei o Douro e fiquei pela minha zona Vila do Conde. Mas vá mandando ideias, que eu vou aproveitando.
ResponderEliminar