Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
sábado, 20 de março de 2010
Igreja Românica S. Gens de Boelhe (Penafiel)
Trata-se de uma igreja dos primeiros tempos da Monarquia, de arquitectura românica do final do século XII, e é geralmente atribuída a sua construção à rainha D. Mafalda de Sabóia, mulher de D. Afonso Henriques. Nesta Igreja românica, considerada a mais pequena de toda a Península Ibérica, é de realçar a qualidade patente na construção dos muros, nos quais é visível uma apreciável quantidade de siglas geométricas e alfabéticas. Na fachada norte, a cachorrada apresenta uma assinalável variedade de motivos que vão desde cabeças de touro até homens que transportam pedra.
Do adro da igreja, a nordeste, goza-se de belo ponto de vista sobre o rio Tâmega.
Por aqui, raramente me acontece, mas desta vez, esta conheço :-)
ResponderEliminarSem dúvida uma bela obra arquitectónica.
ResponderEliminarÀs vezes, apetece largar o dia a dia, aborrecido e rotineiro, e vaguear por Portugal a descobrir coisas deliciosas como essa!
ResponderEliminarTive em Penafiel há pouco tempo mas não me chegaram a mostar esta igreja. Fica para a próxima.
ResponderEliminarUm dia, quando for grande, quero ver se ganho para uma máquina boa, para fazer fotos assim.
ResponderEliminarFresco e Fofo,
ResponderEliminarA primeira foto é realmente minha, mas olha, a máquina não é grande coisa. Apenas basta ter umas noções básicas de fotografia e saber tirar o máximo proveito da máquina.
Obrigado a todos por comentarem, principalmente aos novos visitantes.