Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Presépio vivo de Priscos (Braga)
Entre 25 de Dezembro e 9 de Janeiro, mais de 600 figurantes e trajes, 80 cenários e 30 mil metros quadrados de exposição formam o presépio vivo de Priscos que se diz o maior da Europa e quer ficar no Livro do Guinness. Nesta quarta edição espera-se dobrar os 41300 visitantes de há um ano.
O Presépio pretende recrear o ambiente que se vivia na altura do nascimento de Jesus Cristo, tendo, para o efeito, sido feita uma recolha de músicas, cheiros e sabores usados na época, para além da recriação de casas, lojas, praças e mercados. Os 60 cenários fazem referência às culturas egípcia, judaica e romana.
A parte da aldeia judaica evoca ofícios e espaços da Palestina há 2000 anos, com a sinagoga, lojas de panos, vidro, cestos, mel e olaria, entre outros. Há ainda gastronomia, danças e som da época.
A aldeia dos romanos tem áreas como casas, mercados, senado, palácio de Júlio César ou o acampamento . É uma história viva a ver para além do que se olha. Os ferreiros a forjarem e temperar o ferro, o sapateiro a concertar sandálias rompidas, os serradores que cortam lenha, os camponeses a organizarem as ferramentas de trabalho, a tecedeira no tear a jogar fios de lã, o oleiro a amassar o barro, a padeira a amassar a farinha, os pastores que cuidam dos seus rebanho, o rabino que canta salmos na sinagoga com outros sacerdotes, as vendedoras de sementes, legumes, plantas e peixe dão vida a outras vidas.
Foram utilizados materiais fabricados pelas empresas da região e a colaboração de inúmeras pessoas de variadas maneiras. Os visitantes também podem participar no Presépio como figurantes, para isso basta mandar um e-mail ou aparecer 30 minutos antes das sessões.
É muito interessante visitar este blog, de cada vez que o faço encontro sempre algo de novo, que desconhecia e que me ensina mais sobre o nosso país e o nosso povo... muitos parabéns Dylan pelo trabalho de pesquisa e edição bem patente neste "About Portugal".
ResponderEliminarVotos de um excelente Natal e um ano de 2010 promissor de um futuro bem risonho...
Olá
ResponderEliminarVenho desejar-lhe um bom Natal
Um abraço
Belas imagens do Presépio vivo de Priscos em Braga...Espectacular....
ResponderEliminarVotos de BOAS FESTAS....
Um abraço
Olá,
ResponderEliminardesejos de um Santo e Feliz Natal na companhia dos que mais ama... com muita Saúde, Paz, Amor e Alegria.
E que 2010 seja repleto de concretizações pessoais e profissionais...
Cmc´s
AA
Feliz Natal,Dylan. Espero que pases unos dias muy entrañables rodeados de tu familia.Un abrazo.
ResponderEliminarVim desejar um Natal quentinho e repleto de sonhos e magia...
ResponderEliminarUm beijinho e um sorriso =)
Obrigado pela visita ao meu estaminé. Espero que voltes.
ResponderEliminarDei um passeio aqui pelo teu espaço e é bastante interessante.
Não conhecia. Mas deve ser muito interessante. Espero que tenhas passado um Natal Feliz. Aproveito para desejar que o Novo Ano te traga tudo o que mais desejas.
ResponderEliminarBjs.
Não me canso de passar por aqui, desta vez destaquei este blogue no meu espaço fotográfico, mais uma vez os maiores parabéns...
ResponderEliminarTambém não conhecia. E desta vez, também não posso conhecê-lo ao vivo, pois vou fora e não regressarei a tempo de dar um salto a Priscos.
ResponderEliminarparabéns por mais esta excelente postagem !
Um bom e feliz NEW YEAR.
Desconhecia estes presépios. Em almeirim, a minha terra natal, este ano também houve uma grande exposição de presépios, julgo que de colecções particulares, mas eram algumas centenas.
ResponderEliminarFeliz Ano Novo.