Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
terça-feira, 14 de julho de 2009
Paço Real de Caxias (Oeiras)
O Paço Real de Caxias tem a sua origem no século XVIII, quando o Infante D. Francisco, filho de D. Pedro II e de D. Maria Sofia de Neuborg iniciou a construção. Com a sua morte, acaba por ser o Infante D. Pedro V a tomar posse da Casa do Infantado, a que pertencia a Quinta e a terminar as obras.
Entre 1826 (data da morte D. João VI) e 1833 o paço esteve abandonado, até que D. Miguel de Bragança o ocupa durante alguns meses. Anos mais tarde serve de residência de Verão da Imperatriz e Duquesa de Bragança. Em 1985 é celebrado protocolo entre o Estado-Maior do Exército e a Câmara Municipal de Oeiras que procedeu à recuperação, manutenção e reutilização do jardim e cascata.
Situado à beira mar, este pequeno “Jardim Le Nôtre” é bem um exemplo da sofisticada vida social do século XVIII. O principal elemento do jardim é a cascata, de várias galerias comunicantes e dispostas em trono, corada por pavilhão octogonal, tendo em plano médio o tanque de onde parte da água caía no lago e onde se salienta o conjunto escultórico de Machado de Castro. As estátuas representam uma cena mitológica, segundo a qual a Deusa Diana vinha tomar banho junto da gruta onde o seu amado pastor Endimião dormia um sono eterno. Das estátuas partiam vários jogos de água, emprestando ainda mais movimento aos figurantes deste gigantesco palco wagneriano.
Meu caro, à porta de casa...
ResponderEliminarO que de melhor esta vila tem para oferecer, para além das pessoas...
Um abraço
Obrigado pela divulgação.
ResponderEliminarAqui tão perto e não conheço.
Um abraço
Conheço. Vale a pena visitar!
ResponderEliminarAs coisas que tu descobres... ;)
ResponderEliminarReal sitio y realmente lindísimo!!
ResponderEliminarUn saludo.
Este Blogue é melhor que o "vá para fora cá dentro" ! :)
ResponderEliminarObrigada pelas dicas. Aqui tão perto e não fazia ideia!
T
Muito interessante o teu blog, gostei mesmo, vou voltar mais vezes de certeza.
ResponderEliminar