Este blog serve para identificar lugares recônditos do país, tradições, sítios com história, ou simplesmente lugares naturais de uma beleza deslumbrante. Urge preservar esses espaços para as gerações futuras afim de termos orgulho da nossa essência lusitana.
quarta-feira, 25 de março de 2009
Penha Garcia (Idanha-a-Nova)
Considerado por muitos o "presépio" da Beira, Penha Garcia situa-se na encosta da Serra com o mesmo nome, ramificação da Serra da Malcata e na margem direita do rio Pônsul.
Trata-se de uma povoação muito antiga, com povoamento neolítico, foi castro Lusitano e povoação Romana. Depois da Reconquista, D. Afonso III atribui-lhe foral e doa Penha Garcia à Ordem de Santiago para que esta efectuasse a fortificação da zona. Tal não veio a acontecer e D. Dinis retira-se dessa ordem a favor da Ordem do Templo e posteriormente, para a Ordem de Cristo. Foi couto do reino e de homiziados, até ao séc. XVIII e sede de concelho até 6 de Novembro de 1836.
Do castelo, edificado pelos Templários sobre o castro romano, restam fragmentos de muralhas em bom estado de conservação. A partir daqui, desfruta-se de uma vista sobre toda a campina Raiana, barragem e Vale Feitoso, que de certo jamais esquecerá.
As ruas labirínticas compostas por pequenas casas de xisto e de gorrão estão cobertas de flores. O Pelourinho do reinado de D. Sebastião, o canhão que jaz à soleira da porta, a Igreja Matriz que guarda no seu interior uma verdadeira jóia - a imagem de Nossa Senhora do Leite (de 1469) esculpida em calcário de ançã, o esplêndido pão caseiro e os bolos de azeite (bicas), são outros dos atractivos desta bonita freguesia.
As fragas da Serra de Penha Garcia são um verdadeiro oásis para os paleontologistas, geólogos e apaixonados da natureza pois, facilmente encontramos inúmeros fósseis marinhos. A água da barragem de Penha Garcia é de excelente qualidade e é uma das que abastece todo o concelho.
Vivi muitos anos em Castelo Branco e a região de Penha Garcia é das mais lindas do distrito.
ResponderEliminarÉ bom ver o nosso património assim divulgado.
Abraço
Esqueceste de dizer que é longe como tudo!!! É uma região muito bela, e há muita gente que visita Monsanto e não conhece Penha Garcia. Uma pena, até porque os desportos aquáticos têm muito boas condições na albufeira.
ResponderEliminarGrande foto. Espectáculo.
ResponderEliminarCirrus
uma beleza desta nunca é longe.
abraço
Já lá estive. Uma verdadeira pérola!
ResponderEliminarBelissima foto parabens
ResponderEliminarSó com o teu blogue eu já faço um roteiro fantástico!
ResponderEliminarPara quê consultar uma agência de viagens?!
Alguns dos sítios que aqui tens mostrado já conheço, mas outros, além de não os conhecer, ainda são novidade.
Obrigada por os partilhares connosco :)